é, gente: santorini é um local especial. francamente não é o que vimos de mais bonito na viagem, embora seja lindíssimo, como vocês vão ver nas fotos, mas é uma paisagem espetacular.
fiquei impressionada ao chegar na ilha, mas confesso que meu maior encantamento foi com sua história. a ilha, que hoje tem formato de lua crescente ou minguante, sei lá, já foi uma ilha como qualquer outra, porém com 3 vulcões. imagine uma ilha com 3 grandes picos que subitamente entram em erupção (eu inventei inclusive um novo verbo, “erupir”, só pra usar por lá) e deixam um buraco gigantesco no meio da ilha, onde antes viviam pessoas em cidades e tal.
a erupção de santorini é a maior que aconteceu na terra, dentro do período de existência da humanidade. o resultado da erupção não só destruiu quase toda a ilha como causou um tsunami monstro que destruiu o litoral de creta (lembra de iraclion e knossos? foi tudo destruído). essa semana, vendo um programa sobre as pragas do egito, descobri que uma das pragas (a escuridão) pode ser inclusive conseqüência da erupção de santorini, não é incrível?
voltando: o que sobrou no meio da ilha foi um buraco enorme, a cratera do vulcão e as laterais, a “casca” dos vulcões, com cerca de 300m de altura. e lá em cima ficam as cidades e as vistas mais incríveis para essa imensa caldeira.
resolvemos ficar numa das pontas da ilha, acrotiri, que tem vista para ia, a cidade mais famosa da ilha. de lá, víamos os paredões avermelhados no fim da tarde, a caldeira e o mar azul de dar aflição. a vista da varanda do nosso quarto era essa:
andar a pé em santorini é inviável. você pode até andar de ônibus, mas pobre de você, porque demora que só o capeta. o pessoal aluga motos (lambretas), quadriciclos (fofos!) ou carros. decidimos alugar um smart, porque somos apaixonados pelo carro e ele não existe no brasil. foi uma delícia! e saímos passeando feito loucos pela ilha toda, já no primeiro dia.
são 3 os grandes pontos de referência de santorini: ia numa ponta, fira ou thira no meio, e acrotiri na outra ponta, as 3 com vista para a caldeira. somente de ia, no entanto, se pode ver o pôr do sol no mar, um fenômeno que encanta todos os visitantes da ilha, e nós não fomos exceção… no primeiro dia fomos assistir ao famoso pôr do sol e, olha: valeu.
o fim do dia
**
além das cores lindas, do sol, de tudo, gente, tem os tomates. os tomates da grécia são realmente espetaculares, doces e vermelhos, uma tentação. e num mercadinho de ia compramos tomates cereja que pareciam recém-colhidos, com seus caules e folhas, queijos, pão e iogurte. e jantamos no quarto do hotel, ainda sob o efeito do encantamento que aquele pedaço incrível do mundo provoca.
as cores de ia
que imensidão maravilhosa…