coisas que irritam

o alexandre, de novo, bate na tecla da dificuldade de algumas pessoas com a generalização. nunca é demais reforçar essa questão, pois poucas coisas me irritam mais que essa categoria de pessoa. sério, elas estragam a alegria de viver e bater papo de boteco de um ser humano. quem consegue jogar conversa de qualidade fora sem generalizar?

pode testar – não se pode dizer algo como “toda mulher de cabelão comprido é burra” sem alguém se materializar do terceiro círculo infernal e dizer “AHHHHH mas minha prima-irmã tem um puta cabelão na cintura e é o máximo! é voluntária na áfrica, tem QI 180 e foi convidada pra trabalhar na NASA. tomou?”. tomei, né. quem manda não escolher direito as companhias?

aliás, antes que eu me esqueça: todas as pessoas que não entendem generalizações são idiotas.

**

mas tem outra que irrita talvez mais: quem não entende metáfora (*). como eu não quero constranger ninguém não vou colocar link, mas eu tava lendo um texto em que o cara dizia mais ou menos o seguinte: papagaios são animais inteligentes, eles repetem coisas à perfeição e tal, mas você não pediria um conselho a um papagaio, certo? pra resumir, o texto era sobre as pessoas que repetem aqueles textos pasteurizados de “missão e visão” das empresas, mas não sabem o que significa a mensagem. metáfora simplesinha de entender, né?

pois eu juro pela nossa senhora do neurônio aleijado que uma criatura deixou comentário apaixonado pro pobre escritor defendendo a inteligência dos papagaios e de outros bichos. e não estava sendo irônica, infelizmente.

só peço a deus que não permita que tal ser propague seus genes (porque sou uma evolucionista mística, e darwin está se revirando na cova agora :D)

**

(*) não sei se metáfora se aplica a este caso (contar a historinha do papagaio pra explicar o problema das empresas). quando procuro o conceito, me parece mais relacionado ao uso de palavras (tipo “meu coração é um tambor”) do que idéias mais complexas. alguém bom em português aí pode ajudar?

10 comments to “coisas que irritam”
10 comments to “coisas que irritam”
  1. Acredito Zel que nesse caso se trate mesmo de uma metáfora, que é uma figura de linguagem que consiste em estabelecer uma analogia de significados entre duas palavras ou expressões, empregando uma pela outra.Mas o que chateia msm são essas pessoas que não entendem o que lêem e fazem seus comentários abalizadissímos…

  2. ah, generalizações e extremezição (cara, não sei se existe essa palavra mas estou falando de quando a gente usa exemplos extremos para argumentar, sabe?) são o melhor das boas conversas jogadas fora.

    Rá.

    E eu sempre digo pros que refutam minhas generalizações “uma excessão pra comprovar a regra”, bem clichê e cala a boca da pessoa na hora.

    • Luciano, vocea quase me matou de susto.Como assim por mfasicas made in le1 fora no Cafe9 Brasil??Mas, como vocea mesmo disse, John Lenon tem autorizae7e3o de apeecrar onde lhe der na telha (mesmo ne3o tendo mais telha pra se dar)Sou fe3 dos Beattles e, em especial, do grande John, letrista de sagacidade e mordacidade iniguale1veis no mundo musical!!!Vida Longa e Prf3spera

  3. Oi Zel,

    Venho sempre por aqui, mas raríssimas vezes deixei comentário (vergonha, mesmo). Nesse caso seria analogia, processo pelo qual você pega um exemplo – no caso uma história – para explicar um outro fato distinto. Metáfora é isso mesmo que você colocou “meu coração é um tambor”, uma comparação sem o elemento comparativo.

    Abraço.

  4. zelinda minha,

    ficar sem net é foda. fiquei sabendo agora do groo… deu uma dorzinha aqui e ao mesmo tempo fiquei feliz por tê-lo visto no aniversário do Fer e passado umas horinhas ali com ele.

    preciso te ver, viu? vem cantar no meu aniversário? vou fazer um sarau!!! te ligo com mais informações! ;o)

    te amo e morro de saudade. Beijoca!

Deixe um comentário