experimentei essa bebida pela primeira vez num restaurante indiano no rio de janeiro e me apaixonei por toda a vida. desde então preparamos aqui em casa em todas as oportunidades 🙂
preparamos é modo de dizer – o fer prepara. algumas coisas são melhores quando preparadas pelos homens da casa – esse drink e o café, por exemplo. a louça, quando lavada pelo homem da casa, também é infinitamente melhor ;D
pois na festa da rainha no último sábado, o fer mandou de presente 6 litros de sitara que fizeram a alegria de muitas de nós. então, atendendo a inúmeros pedidos (2), segue a receita!
sitara
1 litro de caldo de cana
4 limões grandes
1 pedaço de gengibre fresco (do tamanho da palma da mão)
muuuito gelo 🙂
esprema os limões e misture o suco ao caldo de cana (você poderia comprar o caldo de cana com limão, mas não sei a proporção que eles colocam).
rale o gengibre – em separado! você só vai usar o caldo dele – no ralador mais fino, esprema todo o caldo e misture ao caldo de cana. às vezes cai uns pedacinhos de gengibre no suco ou ficam gominhos do limão, então costumamos coar o suco depois de pronto.
e é só isso! coloque muito gelo e sirva.
detalhe: essa bebida é servida normalmente com vodka, mas eu não tenho a mínima idéia da quantidade. costumamos fazer sem vodka, e quando adicionamos fazemos a olho (e a gosto).
é uma bebida espetacular para o verão (e qualquer estação, na verdade), só recomendo cuidado se for tomar na piscina ou coisa assim, por causa do limão.
Ih, domingo eu fiz aqui em casa também!
(e, respondendo sobre o caldo com limão da feira: pro meu gosto tava pouco limão, tive que acrescentar mais um tanto)
Fiz um pouco com cachaça pra tomar de aperitivo enquanto fazia o almoço, e depois mais umas doses sem. 🙂
Afe, que isso deve ficar muito bom. Com ou sem vodca. Vou experimentar…
Obaa!!! vou fazer! 🙂
Eu provei e estava boooom demais… aliás, muda esse nome aí de Sitara para “Limonada Mágica da Zel”, porque foi essa que eu tomei 🙂
Beijocas
Zel, eu sou aquela pessoa ítalo-japonesa que te abordou na saída da Denize… sem noção total, mas não ia desperdiçar a chance de conhecê-la! Amo seus escritos, suas historinhas de furões, esse blog todo é um charme.
E sitara acho que pode ser rebatizada como suco maravilhoso da Zel mesmo, porque ô trem bom, viu? Namorido amou, eu nem comento nada… maravilhoso!
Beijos, Cris
Nao tenho muita experiencia com piscinas… nao entendi a ressalva sobre limao e piscina. Fiquei super curiosa.
regina – o limão em contato com a pele + sol faz manchas horrorosas, é queimadura mesmo!
por isso precisa tomar muito cuidado com bebidas que têm limão e uso de limão na comida quando estamos expostos ao sol.
vou experimentar, pois o povo elogiou tanto que deve ser maravilhosa!
obrigada,
ione
Logo que saí do Encontro Real, já fui no supermercado e comprei os ingredientes para fazer no domingo… T U D O D E B O M !!! e vou confessar que gostei muito com uma pinga da boa que tenho por aqui.