nunca tinha feito tiramisu, mas sempre achei uma sobremesa interessante porque leva café, que eu adoro. e cacau em pó, que é puro amor! essa referência do link menciona uma curiosidade a respeito da suposta origem do nome: “che ti tira su” (que te faz levantar), já que leva café, açúcar e cacau 🙂 será?
pesquisei bastante as receitas disponíveis na internet e encontrei uma muito boa no site da nigella, que transcrevo aqui com observações minhas.
ingredientes
500g de mascarpone em temperatura ambiente
75g de açúcar de confeiteiro (creio que qualquer tipo funcionaria OK)
2 ovos separados
1 xícara de Baileys (achei receitas usando vinho Marsala e Rum, deve ficar excelente também, e suponho que se pode usar só o café)
1 xícara e 1/2 de café espresso
300g de biscoito champagne (sobraram umas 5 bolachas na minha receita, vai depender do tamanho/formato do seu refratário)
2 colher de sopa de cacau em pó
utensílios
batedeira (mas dá pra fazer na mão), refratário médio-baixo para montar 2 camadas, vasilha para o líquido que vai molhar o biscoito, peneira para o cacau.
modo de fazer
prepare o espresso e coloque em uma vasilha juntamente com 3/4 do Baileys. deixe esfriar enquanto prepara o restante.
bata na batedeira as gemas e o açúcar, até que a mistura fique fofa e clara. adicione 1/4 restante do Baileys, e aí adicione o mascarpone à mão (eu coloquei na batedeira, achei que talhou um pouco, acho que precisa ser mais delicada essa mistura). bata as claras em neve (ela recomenda usar somente 1 clara, mas eu achei que a mistura ficou densa demais, acho que as 2 claras dariam uma consistência melhor) e adicione à mistura de mascarpone delicadamente.
molhe os biscoitos na mistura de café e Baileys, sem exagerar (não deve encharcar, só deixar absorver um pouco do líquido de todos os lados). coloque a primeira camada de biscoitos, e por cima metade da mistura de mascarpone. monte mais uma camada de biscoitos molhados, coloque a segunda camada de creme até cobrir completamente, e leve à geladeira.
polvilhe o cacau em pó na hora de servir somente, senão ele fica úmido e a aparência não é tão bonita. eu coloquei uma quantidade maior de pó do que a receita original, porque adoro cacau, mas é bem intenso. para quem não gosta tanto do amargo do chocolate, pode usar menos cacau ou pó de chocolate misto com açúcar.