Essa semana tive uma experiência incrível com a prática do feedback, e divido com vocês pra lembrar que é possível melhorar o mundo, relação a relação ❤
Um rapaz veio me procurar muito chateado porque uma gerente (supostamente) tinha sido grosseira com ele. Queria saber o que fazer, então perguntei se queria ajuda para aproveitar e praticar feedback e pra minha alegria ele aceitou!
Fizemos juntos o exercício de entender a situação, o que ele pôde observar, o impacto pra ele, e o que gostaria que tivesse acontecido na conversa. Escrevemos um “roteiro” juntos pra ajudá-lo a se preparar para a conversa com ela, e também no processo ele conseguiu perceber que várias das coisas que ela havia falado faziam sentido, a FORMA é que não tinha sido adequada.
Na preparação, ele reconheceu a mensagem dela como construtiva, colocou seu ponto de vista, falou como se sentiu e mostrou interesse no diálogo. Disse exatamente o que esperava de próximas interações.
(Gastamos 15 minutos juntos nessa preparação. Tudo que eu fiz foi fazer perguntas de cada “item” e digitar o que ele me dizia)
Fiquei com medo dele desistir de falar com ela, mesmo tendo se preparado. Ele não desistiu — marcou horário para o dia seguinte e falou!
Ele me ligou pra contar o resultado, e foi lindo: ele ria, aliviado. Me contou que foi como mágica — ela escutou tudo, muito surpresa, e até pediu que ele imitasse o tom de voz dela pra melhor entender o que tinha acontecido. Ela não tinha tido a percepção de ser grosseira, mas conforme ele deu exemplos e imitou, ela aceitou e se desculpou. Admitiu que estava ansiosa e irritada com a situação, mas que não era pra ser assim. Que ela queria também preservar o relacionamento, e agradeceu.
Onde essa relação podia ter se quebrado, se fortaleceu, porque um deles quis construir, e o outro aceitou fazer parte da construção.
Foi tão legal fazer parte desse processo! Com uma ajuda de 15min pude colaborar para o aprendizado de duas pessoas, e tenho certeza que agora eles também poderão ajudar outros, e praticar.
Havendo desejo de construir, sempre há caminhos.
Que encontremos os nossos também ❤