Beleza real

Fui resgatar esse post do ano passado, porque a cada ano que passa meu entorno se torna mais hostil graças às mulheres da minha idade que querem continuar com aparência de 30.

E, de novo, amiga: isso não é um ataque, é um pedido de ajuda.

Entendo sua motivação de fazer dieta eterna, lipo, plástica, botox até na orelha, milhões de procedimentos pra parecer mais jovem. Juro que entendo e lamento que você além de estar aprisionada pela pressão social também acredita que é sua escolha. “É pra mim mesma!”, enquanto todos ao seu redor incentivam seu esforço e investimento pra estar nos conformes.

Entendo, aceito, mas quero pedir um favor:

Fale sobre tudo que você faz pra se manter linda, magra, “jovem”. Fale sobre aplicação de botox, quanto custa, se dói ou não, a frequência da manutenção. Fale sobre o quanto você se priva de comida. Fale sobre as horas de academia, sobre procedimentos estéticos, sobre quantos cremes e produtos você usa. Fale quanto isso custa — tempo, dinheiro e preocupação.

Porque se você não fala sobre isso, parece que sua pele perfeita, sua testa sem rugas é mágica, sorte, e que a nossa testa com rugas e a pele normal, com falhas, é uma aberração. Que nossa aparência afetada pela perda de colágeno nos 40 é “desleixo”, e não absolutamente natural.

Se você não fala sobre o quanto você passa fome e vontade pra manter seu peso, nós que não fazemos dieta parecemos apenas preguiçosas que não ligam para a aparência.

É exatamente essa a narrativa do patriarcado: mulheres fora do padrão são LARGADAS, revoltadas, preguiçosas, não se esforçam.

Se você é feminista e investe tempo e dinheiro na sua aparência, peço com carinho que fale sobre isso ao invés de fingir que sua aparência alterada artificialmente é um DOM. Isso reforça a mensagem pra todas as demais que elas precisam é se esforçar mais, quando na real é preciso dinheiro e tempo.

Quando você fala sobre tudo que faz pra parecer mais jovem, ou ser mais magra, isso dá a todas nós a real liberdade de escolha: quero (posso?) dedicar esse tempo e dinheiro?

E se você não se sente à vontade pra falar sobre todo o esforço que faz pra parecer como parece, abrace essa causa. Você tem direito de fazer o que quiser com seu corpo, oras. Defenda suas escolhas, e ajude outras mulheres a fazer suas próprias escolhas com seu exemplo.

Deixe um comentário