Tem uma parte muito chata de ver uma obra icônica como Sandman de Gaiman ser adaptada pra tela: a quantidade de gente que não entende do universo fazendo comentários que não fazem muito sentido.
Gaiman tem tido uma paciência de Jó pra defender e explicar as escolhas dos atores e atrizes. As mais polêmicas são a Morte ser preta e a Desejo ser não binária (já comentei sobre Desespero, a questão ali é outra).
Eu tenho a Morte de Gaiman tatuada no braço, em sua versão mais comum: uma moça delicada, muito branca e com cabelos muito pretos. Na minha tatuagem, escolhi fazer os cabelos de galáxia, porque faz sentido para a personagem.
A Morte não tem só essa forma, ela aparece em vários formatos diferentes nos quadrinhos dele. Assim como Morfeus — a imagem dele se ajusta ao contexto, tendo inclusive formato de gato A Morte é igual — ela se apresenta no formato que quer e que faz mais sentido no contar da história.
Qual é o problema dela ser preta na série pra aumentar a diversidade do elenco e representar melhor as pessoas do mundo? Nenhum. Ele poderia ter feito isso com o próprio Sandman e qualquer outro dos perpétuos. Como fez com Constantine, mudando o gênero. Não faz diferença alguma pra trama ou pro personagem.
Sobre Desejo não vou nem comentar, porque sempre foi não binária, então quem reclama disso não sabe nada.
Agora se é pra ir fundo na representatividade podia ter ido mais longe ainda, fazer um Morfeu asiático (ia ficar massa!), e repaginar a Desespero porque a gente que é gorda tá cansada de ser retratada como um show de horror. A gente existe e também é saudável e feliz, ora.
No mais, TODOS os perpétuos são flexíveis em sua forma, não precisando inclusive ser humanos. Sou mega fã dos quadrinhos e acho absolutamente crível e normal mudarem gênero, cor, etnia. A essência do personagem é o que define, não a “casca”.
Ouvi também uns argumentos que colocar a Morte como preta é racista (!!!). Achei completamente absurdo, mas aguardo comentários de pessoas pretas a respeito. Achei foda, porque ela é nada menos que a mais poderosa de todos os perpétuos, além de ser gentil e a mais pé no chão de todos eles, a irmã mais velha ❤️
**
Inevitável a discussão sobre a irmã Desespero na série de Sandman. Nos quadrinhos ela é uma criatura gorda e deformada (as duas coisas ao mesmo tempo). As pessoas estão chateadas porque mesmo tendo o cuidado de trazer diversidade pro elenco e subverter alguns estereótipos, Desespero é uma mulher gorda.
Entendo a reclamação e acho que faz sentido, em especial porque ela é a única personagem gorda. Se víssemos pessoas gordas serem escaladas para papéis “normais”, o problema seria menor. Mas é inevitável — se a personagem for gorda, será estereotipada (preguiçosa, triste, invejosa, raivosa ou coitada à espera de um makeover pra emagrecer e ficar “normal”).
Os perpétuos são todos humanos, de alguma forma, e se todos os outros são magros, por que só Desespero é gorda? Se reinventaram e modernizaram alguns personagens, por que não também o dela?
(Ok que na sociedade em que vivemos ser gorda é mesmo desesperador mas 藍)
E afinal por que não podemos ter pessoas gordas fazendo personagens não estereotipados meodeosdocel?!