fabricando

dona das divinas tetas

October 16, 2010 · 7 Comments

com a história do otto ficar na UTI, ele não recebeu nenhum tipo de alimento nas primeiras 72 horas de vida. por causa da anóxia de cordão, os médicos precisavam acompanhar os efeitos nos órgãos dele, e entre os problemas que podem acontecer como consequência é algum dano nos intestinos e outros órgãos menos prioritários. mantiveram o menino então em jejum por 72h e no 4o dia começaram a dar leite via tubo, diretamente no estômago, pra ver como o sistema digestivo reagia.

sabendo que precisaria dar meu leite pra ele a qualquer momento, comecei a ordenhar no dia seguinte ao parto, manualmente de início e depois com a bombinha elétrica. o peito estava muito pesado e cheio, mas ainda assim foi difícil começar a sair alguma coisa. fiquei com medo de não sair nada, mas insisti de hora em hora, até começar a sair gotas de um leite bem amarelado e denso, o colostro. quanto mais eu tirava, mais saía, pra meu alívio!

no 4o dia de vida dele, pediram que eu começasse a ordenhar na UTI, em potinhos, pra poder iniciar a alimentação ainda via tubo. só que nesta UTI só permitem ordenha manual, na salinha de ordenha (minúscula e quente), e o processo foi um martírio. meu peito é enorme, e minhas mãos são minúsculas. a ordenha é dolorosa, cansativa e muito frustrante, porque o colostro sai em pouca quantidade (20-40ml). felizmente ele começou recebendo pouco (7ml a cada 3h), mas essa quantidade dobrou em menos de 24h e continou dobrando. fiquei sofrendo a cada 3h por 3 dias, até que no 6o dia, depois de receber o leite super bem, comecei a dar o peito ainda na UTI.

fiquei morrendo de medo de não conseguir amamentar, de não ter leite, de doer, sei lá. ouvi tanta história de dificuldade para amamentar… e a verdade é que foi simples como nunca imaginei que fosse. ele veio pro meu peito direito primeiro, pegou bem mas largou rápido. mudei pro peito esquerdo e ele mamou 15min sem a menor dificuldade. pelo que a enfermeira falou, tenho sorte porque meu mamilo é grande e comprido, então é muito fácil pro bebê pegar e mamar (e ele suga muito bem e muito forte). não senti (e ainda não sinto) dor nenhuma, o peito tem muito leite e ele mama sem nenhuma dificuldade.

tentei manter a frequência da UTI (3 em 3h), mas aqui em casa ele às vezes quer mamar antes, a cada 2h, e eu dou. à noite o intervalo se estende para 4h com sorte, mas é mais raro. no primeiro mês, ele ganhou em média 26g por dia (o normal é de 20 a 30g/dia), isso considerando a perda de peso da primeira semana! depois de sair da UTI, ele ganhou em média 31g por dia. ou seja – está mamando bem e aproveitando o leite 🙂

eu costumava dar 15min (pelo menos) de cada peito pra ele a cada mamada, mas o pediatra pediu que eu desse somente 1 peito de cada vez, por causa do tamanho do peitão. eu não sabia, mas o leite tem 2 fases quando o bebê mama. nos primeiros minutos de mamada, vem o que se chama de leite anterior, que é mais aguado e cheio de lactose, e só depois vem o leite posterior, mais rico em gordura. portanto assim fizemos: ele mama de 20 a 40min em cada peito, um de cada vez.

outra coisa que precisei ajustar: interrompo a mamada a cada 10min para arrotar, porque ele estava com gases, o pobrezinho sofria muito. melhorou MUITO depois que fiz isso. agora ele só reclama de sair do peito depois de 10min e é chato na hora, mas o benefício compensa.

então é isso – amamentar pra nós foi moleza. pretendo continuar amamentando exclusivamente até o 6o mês e como complemento até quando ele quiser (ou até 1 ano e 2 meses, quando o sistema imunológico dele estará 100% formado).

essa história pelo menos foi bem-sucedida e fácil, ufa 🙂

Categories: amamentação

7 responses so far ↓

  • elly chagas // October 16, 2010 at 8:36 pm |

    que relato bom da lua de leite de vocês, zel!

    parabéns!

    bjkz

  • Irene // October 17, 2010 at 1:15 pm |

    Amamentar é uma coisa maravilhosa! Tanto pro bebê que tem sua imunidade reforçada e para a mãe que vai voltando o corpo para a forma original…natureza sábia. É o maior ato de amor, carinho e cumplicidade que nós mães podemos desfrutar 🙂

  • Cristiane Yumi Suzuki // October 18, 2010 at 1:34 pm |

    Zel, que lindo post!!!

    Espero do fundo do meu coração que daqui pra frente todas as suas histórias serão bem sucedidas e felizes, viu?

    Um grande beijo, Cris Yumi

  • Tati // October 19, 2010 at 3:50 pm |

    Ai Zelinda… pra mim não foi tão fácil assim, não. o Pedro é ESCANDALOSAMENTE faminto desde que nasceu. Ele já veio pra mim, quando nasceu, com a boquinha pronta pra sugar. E não queria parar de mamar…

    Eu amamentava a cada 2,5/3h quase os dois peitos INTEIROS. E sofri por 1 mês de dor nos bicos. Pai do céu, como aquilo doia! Eu usei a famosa pomada Lancinoh e a Lanidrat também… Fico imaginando o que seria de mim se não fosse a pomada.

    Mas, passado o primeiro mês, foi só alegria! ;o)

    Beijo pros 3! Saudades IMENSAS.

  • monique // October 19, 2010 at 4:28 pm |

    gab mammou ate 1 ano e quatro meses.

    exclusivamente ate os 6 meses… a maquininha nos foi muito util, para tirar o leite que papa dava qdo eu não estava em casa. como qdo ele nasceu dava uma consultoria de 2 vezes por semana numa empresa de vestuário, assim continuei apos 20 dias de “licença”… saia justa mas deu tudo certo garotão mamava leite congelado… e tinhamos o freezer cheio de potinhos… uma benção. E como ja falaram mamae come de tudo enquanto amamenta e só emagrece, outra benção.

    enjoy, bjks monique

  • ana b. // October 22, 2010 at 11:39 pm |

    zel,

    amamentar é bem bacana e gostoso mesmo, né? comigo tb foi só alegria, mesmo no começo!

    mas me mata uma curiosidade: como surgiu a idade limite de 1 ano e 2 meses que vc citou no final do seu texto, “quando o sistema imunológico dele estará 100% formado”? é uma informação científica (no sentido de estar citada em algum estudo científico q vc leu) ou é um dado passado por algum especialista, o pediatra, por exemplo? fiquei mesmo curiosa!

    se for algum estudo lido, vc me passa o link (ou a fonte)?

    bjs no fiote!!

    a.

  • zel // October 24, 2010 at 9:20 am |

    ana, a info sobre o sistema imunológico foi dada pelo pediatra dele. confio, porque o cara é chefe da pediatria da UNICAMP, bem fodão 🙂

    beijos!

You must be logged in to post a comment.