fabricando

dizem que melhora, e é verdade. mas também é mentira :)

March 9, 2011 · 9 Comments

bom, chegamos aos tais 6 meses, o grande marco dessa fase da vida do bebê. a verdade é que melhora sim, por vários motivos, mas outras coisas pioram também (e já estou percebendo que continua assim, forever and ever).

o que melhora nesta fase: você conhece melhor o bebê, e já não é tão difícil saber o que ele quer (comer, dormir, trocar fralda, brincar, etc.); o bebê interage bem nessa fase, sorri e brinca, o que facilita ter prazer em estar com ele sem tanta tensão e preocupação; a freqüência de mamar provavelmente já diminuiu (a cada 4h) e já não é mais tão cansativo, a gente dorme um pouco mais.

o que piora (ou fica mais difícil): o bebê demanda mais atenção, não basta estar ali, tem que participar 🙂 além disso, se seu bebê for como o meu, os dentes vão começar a aparecer e esse é um processo horroroso. dói, o bebê sofre e não há muito que se possa fazer. caso seu bebê durma bem, é possível que pare de dormir bem e acorde muito à noite. o otto sempre dormiu à noite (acordando para mamar), e continua não acordando completamente, mas chora durante a madrugada com muito mais freqüência agora com os dentinhos. fica claro que ele está sofrendo e não há muito o que fazer.

a questão do sono é a que mais nos preocupa no momento. o otto sempre teve muito sono a partir de 19h, e costuma dormir às 20h. mas ele nunca dormiu uma noite inteira sem interrupção. no início nós o acordávamos pra mamar a cada 4h (até o segundo mês), depois ele mesmo acordava 1 ou 2 vezes por noite para mamar. até pouco tempo atrás essa era a rotina, e agora ele começou a acordar a cada 2 horas, muito incomodado. como coincidiu com os dentes, acreditamos que seja isso.

nosso pediatra é da linha “deixa chorar” (pra dormir) e “não amamente durante a madrugada a partir dos 6 meses”. nós nunca deixamos o otto chorar (e não vamos deixar tão cedo), simplesmente porque não acreditamos que fará bem a ele ou a nós, e eu tentei não dar o peito das 23 às 5, mas com o incômodo do dentinho desisti dessa idéia. vou dar o peito a cada 4h durante a madrugada se ele quiser. até porque ele vai parar de mamar no meu peito 2x por dia (vou voltar ao trabalho), e pode estar simplesmente sentindo falta do contato. amamentá-lo na madrugada não me incomoda tanto, tenho muita facilidade pra dormir.

o problema é quando o fer não estiver disponível pra cuidar dele durante a madrugada, acordando a cada duas horas… aí eu vou ter que cuidar dele, amamentar e trabalhar o dia todo no dia seguinte. antevejo dias de zumbi. mas procuro ter esperança que vai passar logo, e vou sobreviver sem grandes dramas.

morro de inveja de pessoas cujos filhos dormem a noite toda desde pequenininhos, afe.

bom, tendo alguma dica pra essa fase dentinhos e problemas de sono, deixem comentário por favor. qualquer ajuda é bem-vinda. achamos alguns links que podem ser úteis, se você chegou aqui procurando ajuda (e encontrou uma mãe perdida :D): kellymom (melhor site sobre amamentação e outras coisas que já vi, mas é em inglês), discussão sobre sono no multiply, relato de uma mãe sobre padrão do sono do seu filho, dentição no orkut, artifo sobre dentição e relato de como os dentes afetaram o sono dos filhos.

Categories: amamentação · dentição · sono

9 responses so far ↓

  • Letícia // March 10, 2011 at 1:20 pm |

    Oi Zel!
    Nem sou mãe, mas sou tia e já fui babá, e acho que o negócio do “deixa chorar” para dormir é para acostumar a criança a dormir sozinha em sua cama, não? Minha sobrinha até hoje, com 7 anos, acostumou a dormir no colo, e levar 25 quilos adormecidos para a cama não é fácil, não. Agora as crianças de que eu cuidava, com 1 aninho, só de colocar no berço já dormiam sozinhas. Uma bênção. Pensa nisso…

    • zel // March 10, 2011 at 2:49 pm |

      Letícia, a gente com certeza vai ensiná-lo a dormir sozinho, mas achamos que ainda é cedo. Não dá pra explicar coisas pra um bebê nessa idade, a única opção seria deixá-lo chorar e eu realmente não gosto dessa idéia. Prefiro que ele chore quando puder entender o que está acontecendo, sabe?

      (se o problema persistir, só o pai vai colocar ele pra dormir, SEMPRE :D)

  • Cleunice // March 10, 2011 at 1:24 pm |

    É isso, Zel: melhora, porque a natureza dos problemas muda e vai deixando você um tanto mais livre, mas… E é aí que acontece da porquinha torcer o rabo: cada vez mais vai depender da sua decisão (“decisaõ” médio, vai, porque não é fácil lidar com a própria personalidade, nosso jeito de ser) quanto à intensidade e tipo de envolvimento com a cria.
    Sim, sim, se você não decidir fugir da raia, é pa-ra sem-pre (aliás, adoro quando você convoca a mamãe saruê, ahah)
    Meus pais têm 91 e 89 anos. Evidentemente somos independentes deles há muitas décadas, porém as filhas continuam sendo fonte de preocupação para eles.
    Se dá para resumir acho que poderia ser isso: alegrias correspondentes ao trabalho, ok? É um toma lá/dá cá sem fim.
    É a brincadeira preferida da natureza: melhora de um lado, você se anima e… lá vem outra novidade solicitar atenção, decisões, esforços, ohoh.
    Parabéns, o Otto é graçula demais, não perco uma foto que você posta no twitter.
    Abraços.
    Cleunice

    • zel // March 10, 2011 at 2:51 pm |

      Cleunice, obrigada 🙂 A gente pretende se envolver sim, até porque somos ambos carinhosos e grudentos. Pretendo deixar o Otto livre inclusive pra sair de casa o quanto antes (na época da faculdade, suponho), mas ainda assim nunca vamos deixar de babar nele, eu acho… é da nossa natureza 🙂

      E meu pai costuma dizer que quanto mais os filhos crescem, mais difícil fica, porque os pais já não conseguem mais ajudar a resolver os problemas. O máximo que podem fazer é ficar ao lado e dar apoio. Dureza né?

      Beijo!

  • Irene // March 11, 2011 at 1:22 am |

    Zel, eu usei “nenê dent”, é um gelzinho natural que se passa na gengiva (um tico só onde está o dentinho) e melhora a dor dos dentinhos que estão nascendo e tem um outro que se chama camomilina C que me disseram que também é bom…
    Pergunte ao pediatra, acho que não tem contra indicação.
    Quanto a dormir sozinho, eu continuo levando o bebezão adormecido no colo, mas, logo mais, quando ele entender vou conversar numa boa e ir acostumando. Foi assim com a maior e deu certo 🙂

    • zel // March 11, 2011 at 4:56 pm |

      Nuna, obrigada pelo depoimento, me dá esperanças 🙂 Essa é nossa idéia: fazê-lo dormir até quando ele começar a entender as coisas. Quando for possível argumentar, a gente ensina ele a deitar e dormir sozinho, aos poucos. Fico com pena de deixá-lo chorar, acho muito pequeninho!

      E estamos usando a Camomilina e NenêDent, mas não sei se está ajudando muito. Não posso dizer que ele está dando muito trabalho (comparado com o que li por aí), mas à noite ele tem acordado bastante. Só sossega com Tylenol 🙁

  • malu // March 12, 2011 at 12:25 am |

    Oi Zel,

    Também faço essa linha de não deixar chorar por nada nesse mundo e já já vai dar pra você ensinar ele a deitar e dormir sozinho.
    Gabriel, meu filho, tem 10 meses e hoje em dia eu coloco ele acordado no berço, fico brincando com ele, estimulando a deitar e ele deita e acaba pegando no sono. Eu fico junto, cantando, mas já não faço mais ele dormir no colo! Fiquei super feliz com essa nova forma de adormecer. Mas isso não me garante uma noite inteira de sono… Ele ainda acorda algumas vezes à noite e vou tentar parar de amamentar na madrugada para ver se consigo dormir um pouco melhor.

    Para o dente, eu achei a Matricária bem melhor que a camomilina C… mas melhor que tudo, foi uma homeopatia que mandamos fazer. Se quiser, te passo a fórmula!

    Um beijo,

    Malu

  • Criss Ferrari // March 12, 2011 at 9:30 pm |

    Oi Zel,

    Acho que vou ficar quietinha sobre esse negócio de deixar chorar, mas acho que já te falei que sempre fiz por conta própria e não escuto pediatra, e quando a coisa aperta eu mudo de médico e já fiz isso umas 4 vezes, até voltando para o anterior 🙂
    o livro Soluções para noites sem choro e toda a comunidade que o discute são ótimos e tem sim soluções para vários tipos de bebês, que mamam no peito, que usam chupeta, que dormem ou não na cama dos pais.
    E lembre-se siga sempre o seu instinto.
    Eu sou uma mãe conformada, e não vou dar pitaco ahahah
    beijos nos três

You must be logged in to post a comment.