vamos recapitular, pra vocês entenderem a novela: nos 2 primeiros meses de vida o otto só dormia no colo ou enrolado no cueiro. não tinha jeito do menino dormir de outra forma, porque ele era muito agitado, e não tinha controle do corpinho. ele dormia, e quando colocávamos no berço ou na cama “solto”, ele se debatia (dormindo), acordava e chorava. um horror.
a partir do terceiro mês percebemos que já era possível deixá-lo dormir sem precisar “amarrar”, pois ele já controlava melhor seus movimentos. ainda assim, durante a noite ele acordava a cada 2-3h pra mamar.
(uma particularidade dele é que sempre soube muito bem a diferença entre dia e noite. quando eu digo que ele acorda à noite pra mamar ou coisa assim, quero dizer que ele chora e resmunga, mas ele não acorda de verdade, ele chora/resmunga dormindo, de olhinho fechado, e ele QUER dormir. basta pegar no colo e ele dorme.)
até o final do quarto mês o otto dormiu na nossa cama, num bercinho especial pra colocar em cima da cama. nunca ficamos confortáveis de deixá-lo solto dormindo conosco, porque ele se mexe muito (mesmo) e a gente não conseguia dormir, com medo de machucá-lo. sei que tem quem consiga dormir com o bebê, e acho que facilita muito a vida se todos estão tranquilos com isso, mas no nosso caso não foi bom. o menino mexe muito, a gente não dorme porque fica tenso, bem chato.
o pediatra nos dizia pra deixá-lo dormir no berço a noite toda, sem pegar no colo, a partir do 5o mês, pois ele já tinha capacidade de entender o processo de dormir, e aprender a dormir sozinho. além disso, ele nos alertou sobre nos tornarmos escravos do bebê (e que o bebê aprende muito cedo a manipular os pais pra conseguir o que quer).
mas nós não conseguimos simplesmente deixá-lo chorar, porque achamos que ele precisava saber que estávamos ali pra ajudá-lo, fazê-lo sentir seguro. o problema é que ele acordava a cada 2h até ter 8 meses, então pegávamos no colo a cada vez, fazíamos dormir e devolvíamos pro berço. o fer ficava cuidando dele de madrugada, pra eu poder dormir um pouco e trabalhar. até que ele não parou mais de chorar nem no colo… aí decidimos começar o adestramento 😀 deixamos chorando no berço, e ficamos ali do lado dele, confortando, mas ainda assim não adiantou muito. ele só parou de chorar à noite quando começou a tomnar mamadeira, ou seja – no caso dele, o choro era fome 🙁 o pediatra jurava que ela manha, e não era SÓ manha, de jeito nenhum.
a partir da metade do mês 8 começamos a dar mamadeira não pegamos mais no colo durante a noite depois de dormir, temos feito ele dormir de novo no próprio berço. ele chora um pouco, às vezes, mas normalmente dorme de novo. ficamos ali do lado, até ele dormir de novo, e cada vez tem ficado mais fácil. ele acaba de completar 11 meses, e faz mais ou menos 1 mês que dorme com regularidade, assim:
– dorme entre 18:30h-19:30h (no colo, nunca dormiu sozinho no berço)
– chora pra mamar entre 20:30h-21:30h (e quando não chora, damos 180ml de leite mesmo sem ele chorar)
– chora pra mamar entre 00:00h-01:30h (e de novo, se não chorar, damos 210ml de leite pra ele dormir legal até de manhã)
– acorda (todo feliz!) entre 05:30h-06:30h
o que ainda não conseguimos é fazê-lo dormir diretamente no berço. no início era impossível (ou melhor: talvez funcionasse se deixássemos chorar, mas nunca tivemos coragem). ele dorme no nosso colo, às vezes precisa embalar MUITO até ele relaxar e dormir. mas enquanto está sendo possível (apesar do tamanho e peso), quero deixar como está, porque afinal essa fase em que ele é bebê e dorme no nosso colo é curta… e tenho certeza que vamos sentir saudade dele dormindo no colo. quero aproveitar o máximo que puder 🙂
bom, e sobre deixar chorar: acho que a decisão de deixar chorando até dormir depende de como você se sente fazendo isso e de como você percebe o que o bebê se sente. há muitas “técnicas” de fazer o bebê dormir na internet, eu não gostei de nenhuma. pra nós, o que funcionou foi deixá-lo chorar um pouco no berço mas ficar junto com ele, pra ele se sentir seguro e dormir “sozinho”.
há quem defenda que deixá-lo chorar faz com que ele aprenda que consegue dormir sozinho, e que isso é bom; há quem diga que deixá-lo chorar faz com que o bebê se sinta abandonado. não acho que é tão simples assim, nem pra um lado nem pro outro. como ninguém gosta de ouvir bebê chorando e conseguimos nos organizar pra fazê-lo dormir no colo primeiro e depois fica no berço com nosso apoio, vou mantendo assim. entendo que há pessoas que não podem/conseguem fazer dormir no colo e não querem acostumar o bebê nessa rotina. entendo, e acho que devemos fazer o que é melhor para a família toda, e não só pro bebê.
quando tiver mais novidades sobre o assunto, vou informando 🙂