fabricando

diário do otto: 11 meses

July 27, 2011 · 2 Comments

otto,

em uma frase: você está cada vez mais lindo e querido! cada vez está mais fácil cuidar de você, agora que conseguimos interagir mais e entender o que você quer ou precisa. é verdade que a regularização do seu sono também tem um grande papel nisso, e conto um pouco sobre isso já já.

você agora parece mesmo um humaninho, uma gentinha que ainda não fala nem anda mas se comunica e locomove 🙂 não, você nem quer saber de engatinhar da forma tradicional, mas se arrasta minhocamente muito bem, e rápido, é super engraçado. temos muitos vídeos pra mostrar essa sua super-habilidade-minhoquística 🙂 o mais legal é que no início você reclamava quando estava minhocando no chão, parecendo um pouco impaciente por não conseguir se deslocar, mas agora você adora e rasteja super rápido pela casa, atrás das coisas. a felicidade, me parece, é justamente em poder ser mais independente e ir onde quiser (ou quase). você ainda pede pra pegar sua mãozinha e levar pra andar, mas aos poucos já afasta nossa mão, quer fazer as coisas sozinho e se irrita quando seguramos você. um mocinho muito independente, aiai!

da mesma forma, sua comunicação mudou bastante, e embora você não fale nada com palavras ainda, é fácil entender o que você quer (e principalmente o que não quer). você é bem enfático no desgostar, “fala” de um jeito super bravo e com a carinha combinando (o cenho franzido num bebê desse tamanho é muito engraçado, não nos culpe por rir quando você está contrariado). da mesma forma, é visível seu prazer e alegria, seu rostinho se ilumina todo, você sorri com o rosto e o corpo, e aparecem seus 7 dentinhos :B

sua rotina é muito bem definida, e aparentemente você gosta dela. dorme e acorda mais ou menos no mesmo horário, come, brinca e se diverte o dia todo. adora a maria e luana, que cuidam de você e da casa, e está apaixonado pela nai, a cachorra que adotamos. ela parece gostar muito de você também, já que sempre quer dar uns lambidões na sua cara (você morre de rir quando ela consegue).

é interessante: você tem se mostrado bastante cauteloso experimentando coisas novas (nem sempre coloca as mãos nas coisas, tenta colocar NOSSA mão antes), mas é bastante curioso e quer ver tudo. uma das coisas que as pessoas sempre dizem sobre você é que é muito esperto e curioso, prestando atenção em tudo.

há pouco tempo você começou a estranhar pessoas e lugares, especialmente homens. é impressionante como você se adapta mais rapidamente às mulheres que ainda não conhece. todo charmoso, sorri e brinca com a mulherada sem muita cerimônia. aliás, enquanto esperava sua consulta no pediatra, seu pai me contou que você se desmanchou em sorrisos pra uma mocinha bonita e se jogou em cima dela, na maior cara de pau! além de agarrar os peitos da sua babá eventual super linda, a thais. cachorrão, isso é o que você é.

sua alimentação está uma beleza, como sempre, e mês passado você provou peixe (e adorou). a partir de 1 ano, vamos começar a acostumá-lo com a nossa comida, o que significa na prática que vamos adaptar nossa comida a você 😀 nenhum sal por enquanto, e tempero moderado. muitas frutas, legumes, arroz, feijão e carninhas.

esse mês você esteve resfriado 2 vezes, o que é muito chato porque você fica com o nariz entupido e não dorme direito 🙁 durante o dia não é um grande problema, mas à noite… eca! o que fizemos foi lavar seu nariz bastante com água salgada própria pra isso (uns jatinhos, que limpam mecanicamente), inalação de vapor antes de dormir (você ADORA e dorme agarrado no aparelhinho) e cebola durante a noite, pra descongestionar. depois de uns dias de chatice, melhorou e passou, ufa.

você cresceu e engordou acima da curva novamente, e está um menino bem grandão. o que é previsível, sendo seu pai do tamanho que é…

você tem feito várias coisas bem engraçadinhas: bate palminhas quando ouve parabéns (mesmo na TV em inglês, hahaha!), aponta o dedinho pras coisas, morre de rir (e aponta) pra lua no céu (você adora a lua), gargalha quando fazemos cosquinha, chuta tudo o que vê pela frente, adora jogar as coisas ao seu redor pra ver cair no chão ao seu redor (roupas, fraldas, almofadas, qualquer coisa) e descobriu seu bingolau*. aliás, não só descobriu como puxa e estica loucamente cada vez que fica peladão, é muito engraçado!

finalmente você está acostumando com o bebê conforto no carro e já não chora tanto e não faz escândalo (continua reclamando um pouco, mas nada demais). pra dormir também você está mais fácil, e é frequente dormir no meu colo, no sofá, sem muito esforço. (o que é uma maravilha, porque você está pesando mais de 10kg!)

tem sido um prazer pra mim acordar e ver você sorridente, todo dia, e também voltar pra casa e cuidar de você. é sempre divertido, mesmo quando você dá trabalho, porque está mais fácil entender o que você quer e ajudá-lo a ficar mais feliz e se divertir.

além disso, você está cada dia mais lindo, as fotos estão incríveis. seu primeiro aniversário está chegando, e faremos uma compilação das fotos mais legais de cada mês, num álbum, pra você ver as fotos em papel também.

você é um menino muito feliz, sorridente e cheio de energia, que nos faz rir e nos divertir muito. estamos cada vez mais felizes com sua presença e companhia. tenho certeza que ainda vamos nos divertir muito juntos!

um beijo cheio de amor da mamãe.

(*) essa atualização está sendo feita quase 1 ano depois, mas antes tarde do que nunca: não sei de onde saiu “bingolau”. sei que acho a palavra engraçada, e que apesar de ser divertida não é aquela coisa “pipi” ou “pintinho” que eu detesto. afinal, poxa, você precisa ver seu órgão sexual com alguma admiração 🙂

Categories: diário

2 responses so far ↓

You must be logged in to post a comment.