fabricando

o médico e o monstro

September 5, 2011 · 19 Comments

tenho falado sobre sono do bebê desde o início, porque esse foi sempre o maior problema com o otto. nas melhores noites ele acorda 2x. nas piores, a cada 1h (ele dorme das 19h-6h, faça a conta :().

nossa sorte é que o fer pode ficar acordado à noite pra administrar o monstro, ou não sei o que seria de mim, já que preciso acordar e ir trabalhar. ele pode quase sempre dormir depois do serão, já eu…

há 2 semanas mais ou menos ele voltou a virar o monstro da noite, e acordar chorando com mais frequência. não é dor, fome, calor, frio, sede, nada. ele acorda porque está extremamente agitado, e não consegue dormir de novo. é estranhíssimo porque ele sequer chega a acordar — não é o caso de perder o sono e querer brincar, fazer outra coisa. ele claramente quer dormir, mas parece não saber como. ou melhor, ele sabe como: indo pro nosso colo. só que decidimos que não vamos mais pegá-lo no colo pra dormir durante a noite, somente na hora de dormir oficial.

pois que nestas 2 semanas estamos num inferno. ele dorme no horário de sempre, mas passa a noite acordando/chorando. até que lá pelas 4 ou 5 da manhã desistimos e trazemos ele pra nossa cama. e aí o drama é outro: ele simplesmente não para quieto, e é impossível dormir com ele do lado. fico das 5 às 7 da manhã ajeitando o menino na cama, dando a mão e fazendo ele dormir de novo (a única vantagem é que não precisa ficar sentado do lado do berço, mas dormir é impossível).

ele engatinha, dá tchau e ri dormindo. e chora. e tenta levantar, e chuta. não para quieto por 10min. imagine a noite toda assim, que delícia (not).

e durante o dia ele é uma graça: só sorrisos, brincalhão, come bem, etc. fica com sono de manhã e à tarde (tem que fazer dormir também, e costuma dormir ao todo 3h por dia). de dia é o médico, simpaticão e fofo; à noite é o monstro, temos vontade de fugir.

simplesmente não sabemos o que fazer. agora já nem dá mais pra deixá-lo sozinho no berço chorando, porque ele levanta meio dormindo, e cai no berço. temos medo dele se machucar ao cair, por mais que tenha proteção de berço.

olha, não tá fácil. espero que seja alguma agitação passageira, dentes, sei lá, porque não aguentamos mais.

quaisquer dicas, simpatias e macumbas pra fazer bebê dormir direito são bem-vindas.

Categories: educação · sono

19 responses so far ↓

  • Criss Ferrari // September 5, 2011 at 1:27 pm |

    Ah Zel, queria dizer algo perfeito, que funcionasse. Queria rezar, se funcionasse
    Na minha casa nada que eu fiz funcionou muito não. Eu segui as dicas do “Soluções para noites sem choro” assim, pela metade, melhorou algumas coisas, em outras, não deu resultado. Pra falar a verdade eu tenho problemas até hoje, se durmo uma noite inteira eu acordo várias vezes pensando “não acredito”.
    Só posso oferecer minha solidariedade.

    • zel // September 5, 2011 at 2:17 pm |

      é, amiga, acho que não tem o que fazer mesmo a não ser esperar passar essa fase maldita. nossa, é desgastante demais 🙁 obrigada pela solidariedade! beijão.

  • Sabrina // September 5, 2011 at 4:49 pm |

    Oi Zel,
    dá uma olhada no blog “www.quentinhasdascomadres.blogspot.com”, parece que homeopatia funcionou no caso dela….
    Espero que seja uma fase e passe rápido!
    Bjs.
    Sabrina.

  • Teca // September 5, 2011 at 4:56 pm |

    Puxa, Zel, sei bem desse cansaço/irritação/vontade de sumir a cada acordada… Aqui em casa demorou, mas a luz no fim do tunel chegou já faz um tempo, ufa! O combinado é que ele só venha pra nossa cama quando amanhece, e no geral ele dorme bem até lá.

    No fundo o díficil é que as crianças, com variações de facilidade ou dificuldade, tem que aprender a dormir. É bizarro, mas é real. Não sei dizer exatamente o que funcionou, acho que tem uma coisa de ir amadurecendo mesmo, mas algumas dicas boas que ajudaram a gente:

    – ter um “bichinho oficial de dormir”, de preferencia aquele preferido. Na hora de dormir, ninar junto com ele, usar a patinha do bichinho pra fazer carinho, enfim… associar o bichinho à segurança, se ele acordar e sentir o bichinho já vai sossegando.
    – rituais de sono: somos indiscipliandos, então demoramos a colocar uma rotina. banho, pijama, escovar dente, historinha, desligar a luz do peixinho: ele vai aprendendo corporalmente que é hora de dormir
    – tem um fitoterápico que é ótimo, mas tem que perguntar a dosagem pra sua pediatra: chama-se bryophillum, é para angústias e agitações do sono.
    -parece besta, mas é sério: evite exceções, você pode retroceder cinquenta passos!

    Beijos de solidariedade e boa sorte!

    PS. a gente transformou o berço em caminha com um ano, um ano e meio, porque ele é escalador e não havia mais jeito dele ficar no berço.

    • zel // September 6, 2011 at 9:22 am |

      teca, as dicas são muito boas e eu concordo contigo: ele vai acabar aprendendo, no tempo dele. e a dificuldade em aplicar as dicas é justamente a característica de cada pessoa né? algumas coisas funcionam pra uns e não funcionam pros outros 🙁

      mas deixa comentar suas dicas:

      – bichinho oficial: ele simplesmente não se interessa por nenhum bicho, nenhum mesmo. nem fraldinha, nem manta, nada. quando se trata de brinquedos, o negócio dele é bola, ou morder as coisas. ele não se relaciona com nenhum brinquedo a ponto de andar com ele, ou abraçar, por exemplo. todo grude é com a gente mesmo 😀

      – a rotina dele é muito bem definida, inclusive direcionada por ele mesmo. ele janta às 17:30h, hora que eu chego. aí brincamos um pouco no chão, conversamos, e por volta de 18:30h pego o pijama, fralda, escova de dente e toda parafernália e vou com ele pro meu quarto, pra “preparação de dormir”. é todo dia igualzinho: põe pijama, sorinho no nariz, escova os dentes com musiquinha, colo da mamãe e dorme. normalmente ele dorme em 10min às 19h, quando ele já está com os olhinhos fechando.

      – vou me informar sobre o fitoterápico, obrigada!

      – ah, a exceção eu já percebi. quando ele ficou doentinho, mudou toda a rotina e ferrou tudo. até voltar ao normal foi 1 mês 🙁

      obrigada pelas dicas, querida!

  • Nuna // September 5, 2011 at 10:52 pm |

    Zel e se tentar diminuir o tempo de dormida da tarde? Tem um sabonete líquido que quando usamos aqui em casa, no banho antes de dormir e sentimos uma leve diferença no sono das crianças…
    http://www.johnsonsbaby.com.br/hora-do-sono/a-hora-de-dormir
    Sei lá né…de repente ajuda 🙂

    • zel // September 6, 2011 at 9:26 am |

      nuna, ele fica insuportável com sono, não dá pra não dormir quando ele tá cansado. e uma coisa que percebi (e já tinha lido) é que quanto menos o bebê dorme de dia, menos ele dorme à noite (caso ele seja como o otto, e tenha sono mas tem dificuldade de dormir).

      eu não tenho dado banho nele à noite nos meses frios, porque é realmente bem frio aqui à noite, então só faço o ritual de dormir a partir das 18:30h. mas agora no verão vou retomar o banho de dormir, e vou procurar cheirinhos que ajudem sim, obrigada 🙂

  • Danielle // September 6, 2011 at 1:14 am |

    Ai Zel, nem sei o que te dizer, pois realmente não acredito em soluções milagrosas. Acho que cada caso é um caso. Mas vou tentar te ajudar (talvez tenha alguma dica aí, mas acho que é mais um apoio moral).
    O que posso te dizer da minha experiência é que o Luca sempre dormiu como um anjo à noite, desde os 2,5-3 meses de idade; acordava entre 8-9h, dormia uma sonequinha de 40min-1h30 no final da manhã, dps 3-3,5h de tarde, mais uma sonequinha de 30-40min lá pelas 19h, e ia pro berço definitivamente às 22:30-23h.
    Sempre tentei me basear nos preceitos de “soluções para noites sem choro”, detectar sinais de sono, rotina da hora de dormir, com banho, colocar no berço quaaase dormindo (mas se ele desmaia mamando, não o acordo) e me recuso a deixá-lo chorar (não condeno quem faz isso, mas não consigo; seria uma crueldade comigo mesma).
    Isso quando eu estava em licença, e ele não ia pra escolinha. Com 5,5 meses começou a adaptação na escolinha, e começou a acordar à 7-7:30, e ir pro berço cada vez mais cedo. O horário atual é em torno de 21-21:30 (ele dorme 1 ou 2 sonecas na escolinha, no final da manhã e final da tarde – ou só de manhã lá, e dps no carro, indo pra casa).
    Ultimamente… no entanto, eu diria que há quase 2 meses, ele tem acordado frequentemente de madrugada. De uma a 3-4 vezes por noite. A primeira vez é não muito dps de dormir, lá pelas 23h-meia-noite. Na maioria das vezes, ele chora, vou lá (ou o pai dele), está sentado ou de pé no berço, mas parece meio dormindo. Simplesmente o pomos deitado, shshshs, e ele dorme em menos de 1 min. A partir das 3:30-4h, às vezes é mais difícil. Pode ser só com shshsh, ou balançando no colo, mamadeira com suco diluído morninho (tipo um chá), ou tenho que apelar pro mamá (ele não usa chupeta). E tem acordado mais cedo tb definitivamente; entre 5:30-6:30. Eu tenho várias hipóteses pra essa repentina “mudança de hábito”:
    a) a seca aqui em Brasília (essas acordadas noturnas começaram com acessos de tosse alérgica, que duraram algumas semanas);
    b) pode ser sede tb – eu e o pai dele acordamos de madrugada com a boca seca e temos sempre garrafas d´água à mão; pq ele não teria essa necessidade?;
    c) o início do engatinhar, ficar de pé – coincidiu exatamente – eu tenho a impresssaõ de que isso o deixou muito mais agitado e com dificuldades pra desligar;
    d) tenho tb a impressão de que ele senta ou fica de pé no berço dormindo, sem querer, e por isso acorda, assustado.
    e) a tal ansiedade da separação? pq às vezes ele acorda berrando, parece realmente assustado, aí vou lá, ou o pai dele, e ele imediatamente para de chorar, vira pro lado e volta a dormir.
    Bom, dps de todas essas considerações, o que tenho a concluir é que não há algo que estejamos fazendo de “errado”, visto que até os 10 meses ele dormia como um anjo, e nós não mudamos nada; quem mudou foi ele (e o clima); acredito que são dois fatores temporários e só temos que tentar nos adaptar.
    Com base na minha experiência, a única dica que me ocorre, visto que o Luca sempre foi pra cama um pouco mais tarde, seria vcs tentarem, quem sabe, deixar o Otto mais acordado no início da noite, brincarem bastante, darem um “cansaço” nele. É o que fazemos com o Luca, até ele começar a esfregar o olhinho, infalivelmente lá pelas 20:15; aí é banho, mamá e cama.
    Desculpe pelo comment imenso, mas espero ter ajudado.
    Um grande beijo e boa sorte! 😉

    • zel // September 6, 2011 at 9:29 am |

      danielle, tem algumas coisas aí que posso tentar (água, ele pode estar com sede); angústia da separação, talvez (mas ele parece mais agitado do que a fim de estar junto da gente); o processo de engatinhar/andar coincidiu com essa agitação dele também!

      preciso comprar um livro que fala sobre os tais saltos neurológicos, porque sempre achei que o sono dele piorou muito nas fases “críticas” de desenvolvimento neste primeiro ano. suponho que vá continuar acontecendo, é bom estar preparada…

      sobre cansar ele, não precisa, ele MORRE de sono a partir das 18:30h. ele é um bebê muito ativo fisicamente, e realmente fica cansado e dorme. essas acordadas dele pra mim parecem mais agitação e dificuldade de voltar a dormir que qualquer outra coisa. ele precisa aprender a dormir sozinho, e infelizmente da forma como fazemos ele dormir ele depende de nós pra conseguir dormir de novo 🙁

      obrigada pelas dicas 🙂

  • Raquel // September 6, 2011 at 1:14 am |

    Tambem queria poder te dar a solucao magica para o sono do Otto, mas acho que dormir a noite inteira e como andar, falar, etc: cada crianca tem seu ritmo e vai acontecer quando ela estiver pronta. Dito isso, gostei e sempre ouco falar muito bem do No Crying Sleep Solution, vou mandar para vc com as coisinhas do Otto. Nao tenha muita inveja de mim, a Vivian dorme a noite toda desde os 3 meses e meio, mas em compensacao nas fases em que ela acorda o trabalho e todo meu porque marido tem uma insonia hororrosa. Hang in there!

    • zel // September 6, 2011 at 9:31 am |

      nossa, tenho MUITA INVEJA! ahhhhhhh! 😀

      concordo: vai acontecer em algum momento. mas quanto mais escrevo aqui, mais acho que tem a ver com o momento de desenvolvimento dele (muita informação pro cerebrinho à noite) e o fato dele não saber dormir sem nossa ajuda. ele acorda à noite e não sabe dormir sozinho 🙁

      um beijo!

  • Daniela // September 6, 2011 at 9:54 am |

    Tente este livro: Healthy sleep habits, happy child. Marc Weissbluth.
    Acho que vc consegue pela Amazon.
    Boa sorte

  • Tatiana // September 7, 2011 at 10:09 am |

    Olá Zel, tenho duas filhas, uma com 6 e outra com 7 anos (quase gêmas rs). Até hoje, se elas dormem durante o dia, a noite é uma procissão, com as 2 perambulando pela casa. Quando pequenas, passei por situação semelhante a sua. Pode parecer óbvio, mas o que me ajudou foi antecipar, na marra, o sono de descanso do dia para o mais cedo possível (tipo logo depois do almoço) e ir reduzindo o número de horas dormidas. Porque esses danados descansam em algum momento, pode ter certeza, nós é que ficamos pregados o tempo todo rsrs Tudo de bom para vcs. Bjs!

  • Andrea Nunes // September 7, 2011 at 10:35 pm |

    Ai Zel, olha meu post de 3 dias atrás http://andreanunes.blogspot.com/2011/09/mae-esse-ser-muito-do-esquisito.html
    pois então, por aqui está exatamente assim, ela não sabe dormir sozinha. Eu ando cansada demais, acordo às 6hs para ir trabalhar e já passo a noite naquela ansiedade da hora que ela vai acordar e gritar, porque na maioria das vezes ela nem chora, ela grita, dormindo mesmo…
    Minha primeira filha era exatamente assim entre os 9/10 meses e um ano e meio de idade.
    Eu acredito muito que tenha relação com o desenvolvimento deles, é uma fase de tanto aprendizado, eles passam a engatinhar, caminhar, o que trás uma independência até então inexistente. Eles passam a se relacionar com o mundo, ter uma percepção dos outros, dos objetos, do funcionamento das coisas. Enfim, a se relacionar com o mundo e não mais apenas com a mamãe, o papai e o alimento.

    O bom de ser mãe de segunda viagem é que quando a gente tá só o bagaço, lembra que uma hora passa… minha mais velha já dá dois dedos para dormir fora de casa!

    beijoca

  • adriana // September 8, 2011 at 10:27 pm |

    é amiga Ivanise não é fácil mesmo, ele vai acaba aprendendo a dormir sozinho, como te disse tenho dois mas dps de 1 ano mudam sonos, vontades, paladares, tudo muda eles vão deixando de ser bebês, e as mudanças estressam os pequenos, a Maria dps dos 1 e 3 p 4 meses, tive q mudar a rotina do sono de dia, ela dorme dps do almoço todo dia acorda 6:30 / 7:00 ai dorme dps do almoço, e dps pode dormir mais senão atrapalha o sono e tem q ser antes das 15:00 esse sono… ai dps ela janta até umas 18:30 e toma e o leite das 20:00 e dorme até o outro dia ,mas mudanças sempre tem e eles são espertos fazem chantagens emocionais com a gente na verdade as cçs são mais espertas q nós e ganham td com manhas e chorinhos e dengos, mas eu sou bem rígida pq se agente cede já era uma vez só já pegaram nosso fraco… eu digo sempre q são anões disfarçados de cçs;;;; graças a Deus Maria já dorme sozinha ponho ela na cama encosto a cama na parede p ela não descer e ela dorme dps do almoço tbm, ainda ela não pula as grades da cama kkkkkk, boa sorte pq ninguém merece ficar sem dormir a noite … boa sorte

    bjs

    Dri

  • // September 20, 2011 at 3:38 pm |

    Zel, vc já tentou dar chá de camomila ou erva-doce pra ele? Esses chás acalmam e dão sono.
    Ler livros e contar histórias
    A leitura de histórias é uma das técnicas mais populares entre os pais. O ideal é que, antes de dormir, sejam lidos livros infantis, mas as histórias narradas às crianças também podem ser inventadas. A leitura deve acontecer na cama da criança, ou antes de ela ir para cama. Nunca na cama dos pais.

    “Ler é uma técnica benéfica e um momento de aproximação entre os pais e filhos e pode ser parte do ritual para adormecer. É ainda uma forma de introduzir o hábito da leitura, que caiu em desuso entre os adolescentes”, diz Eduardina Telles Tenenbojm.

    Luz acesa
    Por medo, algumas crianças se recusam a dormir no escuro. Para os especialistas, luz apagada é a maneira mais adequada de relaxar, porém é preferível que a criança durma com a luz acesa a dormir na cama dos pais. “No hospital, temos usado luzes azuis, que têm efeito relaxante, para acalmar recém-nascidos hiperativos. Essa estratégia pode ser adotada em casa também”, afirma o pediatra Carlos Eduardo de Carvalho Corrêa.

    Óleo de lavanda
    Há quem creia que óleo essencial de lavanda ajuda combate a agitação noturna de bebês e crianças. “Basta pingar uma gota de óleo num paninho ou num travesseirinho e posicioná-lo no berço de forma que a criança deitada receba o aroma. O melhor é evite o contato direto do óleo com a pele para não provocar irritações. Em alguns minutos, a inquietação e a insônia melhoram”, diz Cristina Baumgart, vice-presidente do Kyron Spa e mãe de dois meninos.

    Shantala
    A técnica indiana de massagens para bebês se tornou muito popular nos países do ocidente. Paralelamente, outras técnicas de massagem para bebês surgiram por aqui. Para a pediatra Suzana Altikes Hazzan, massagear é uma técnica fundamentada. “É positivo. Relaxa a criança e ajuda-a a ficar tranqüila. Além disso, o contato com a mãe promove a segurança dos bebês”, explica. Mas ela alerta que é importante adquirir domínio da técnica e não forçar caso o bebê não seja receptivo.

    Uma amiga tem um bebe que estava tendo problemas pra dormir também e ela começou a colocar músicas pra ele ouvir. Bem baixinho. Coloca músicas clássicas e um cd que eu adoro o Beatles for Baby. Tem dado certo, o Luca tá dormindo muito melhor.

    Não tenho experiencia com criança, minha experiencia é com cachorros, com filhotes separados da mãe, o que eu faço e resolve e deixar com eles uma camiseta que tenha meu cheiro, um bichinho de pelúcia que seja maior que o filhote e um despertador.
    O tic tac do despertador lembra o coração da mãe, o bichinho de pelúcia é uma “companhia” e o cheiro na camiseta dá segurança. Não sei se funciona com bbs, maaas, não custa tentar, né?

    Boa sorte com ele, Zel.
    Beijos e espero que isso ajude um pouquinho.

  • Aisha // September 20, 2011 at 10:44 pm |

    Oi Zel,
    Bom, eu não tenho bebê, mas eu tomo remédios que me fazem ter crises de insônia terríveis. Coisas que ajudaram com o sono:

    – estar quentinha, principalmente barriga e pés (uma bolsa de água quente embrulhada em um pano por perto – a minha tem uma capa de tricô)
    – o cheiro (alguém falou em lavanda e o óleo essencial de laranjeira também ajuda. no caso do bebê talvez pingar no lado avesso do travesseiro seja mais adequado)
    – tic tac do relógio me deixa nervosa pra falar a verdade, hahah. mas sei lá, né.
    – nos dias que você não dá banho no bebê (sei como é a coisa do frio porque sou do sul) é bom a bolsa de água quente porque ajuda a relaxar mais.

    Bom, são dicas de uma pessoa com sofrimento desde a infância pra dormir. Espero que no caso do Otto passe rápido 🙂

  • zel // September 23, 2011 at 2:38 pm |

    meninas, tou dando banho com cheirinho e massagem, contando historinha antes de dormir e agora tamos conseguindo fazer ele dormir no berço! tou super feliz! ele dorme quase sempre de meia-noite às 6h direto, o que é um milagre 😀

    as dicas são todas ótimas, obrigada!

You must be logged in to post a comment.