fabricando

diário do otto: 1 ano e 1 mês

October 18, 2011 · 2 Comments

otto, meu querido:

esse seu primeiro mês com 1 ano foi tão corrido que você já está quase completando o segundo mês e eu não escrevi seu diário ainda! sorte é que eu anoto as coisinhas que vão acontecendo, pra não ter perigo de esquecer.

você está um menino muito grande, viu? 11.4kg (pesado pra idade) e 78,5cm (alto pra idade também). suas roupinhas de 12 meses estão ridiculamente apertadas, o que fica realmente bom em você são os tamanhos 18-24 americanos. e as costas da sua mãe estão um trapo de carregar você, tá? 😀

apesar de ter levantado e andado com 11 meses, o senhor não está andando sozinho ainda, só sai andando quando dá a louca, no impulso e SEMPRE correndo. ou seja: vários tombos, com direito a corte (leve) na boca e tudo. você já  tem galo, corte, arranhão, é um moleque legítimo!

você já fala mamã e papá há algum tempo, mas como sempre é pra pedir socorro, resolvi não contar como suas primeiras palavras. sua primeiríssima palavra foi “AHHH” combinado com o celular na orelha, ou seja, ALÔ. isso diz muito sobre seus pais, eu suponho. mas de verdade AHHHH não é uma palavra, então também não vou contar. a primeira palavra foi TETÊ (o apelido que sua babá dá pra sua chupeta), e foi a coisa mais fofa do mundo, vou contar a história toda, senta aí.

você tem vindo dormir na nossa cama todo dia de manhã bem cedo, porque acorda entre 4h e 6h reclamando, e descobrimos que dormindo com a gente você fica mais tempo dormindo (todos comemoram quando isso acontece). significa que todos os dias você vem dormir abraçadinho com a mamãe, que não dorme direito mas adora. e quando você finalmente acorda, levanta e vem me acordar, dando um sorrisão lindo e fazendo gracinha. aí ficamos enrolando um pouco, conversando e brincando antes de levantar de verdade. uma das brincadeiras que gosto de fazer com você é a de roubar sua chupeta e colocar em cima do meu peito: ela fica equilibrando, e você ri muito. pois teve esse dia que eu resolvi pedir pra você a chupeta, e disse “dá a tetê pra mamãe?” e você tirou a chupeta e falou pra mim: TETÊ.

eu quase caio da cama, claro, achei a coisa mais fofa do mundo. foi sua primeira palavra com intenção, sabe? e com a sua carinha de sem-vergonha de sempre. no mesmo dia você falou também ÁGA (água) pra sua tia paula, quando ela ofereceu a garrafinha de água. e parou, não quis mais repetir nem tetê nem água pra ninguém, só fica andando pela casa falando te-te-te-te-te. humpf.

apesar de não falar basicamente nada, você entende TUDO. perceber o quanto você realmente conseguia entender tudo que falávamos foi assustador pra mim e pro papai. porque a gente achava que a compreensão estava associada diretamente à capacidade de fala, o que é obviamente uma bobagem. aparentemente sua capacidade de entendimento é e será por um bom tempo superior à capacidade de se expressar e pronunciar. falamos coisas como “não pode mexer aí, vem aqui perto da mamãe” e você obedece! (mais que entende, cumpre instruções, é incrível)

você já pede o que quer (aponta pra água, comida, colo, etc.) e indica claramente o que não quer também. ensinamos você a fazer não com o dedinho e a dar bronca/ficar bravo também. estou lendo um livro muito interessante chamado the happiest toddler on the block, que está me ensinando a melhor me comunicar com você nesta sua fase bam-bam.

a idéia é que é muito mais simples se comunicar com bebês nesta idade usando linguagem simples e gestual, repetindo bastante as palavras, de forma que a mensagem seja passada rapidamente e de forma direta. ele ensina também que bebês nessa idade são muito emocionais, não têm ainda o racional desenvolvido o suficiente pra entender argumentos, querem resolver tudo na porrada e no grito 🙂 pra conseguir ajudar você a expressar sua chateação, ensinamos a fazer não com o dedo, e dar as broncas. aos poucos estamos conseguindo substituir gritos, tapas e chiliques por demonstrações de incômodo da sua parte com os gestos. você nos dá bronca, diz não e entendemos que você está bravo. você se sente compreendido e não dá chilique. é simples, e funciona na maior parte das vezes!

(e é a coisa mais fofa do mundo você dando bronca com seu dedinho em riste <3 <3)

bom, e tem o tchau e oi, você agora já sabe a hora de sair, e de chegar. dá tchau (às vezes atrasado) pras pessoas, e pra mim quando saio de manhã pra trabalhar. ah, e quando quer sair pra passear (o dia todo…) pega na nossa mão, sai andando e dando tchau. é lindo demais, ogrinho…

finalmente você aprendeu a dormir no berço, e agora temos nosso ritual de banho, massagem, escovar os dentes, contar historinha e ir pro berço. às vezes demora 10min, às vezes 40min, mas agora você sempre dorme no berço. e eu já acho você um menino grande, crescido, meu meninão.

nosso tempo junto tem sido cada vez mais gostoso, está cada dia melhor conhecer, ensinar e conhecer você mais. você é lindo, simpático e muito carinhoso. um menino cheio de coisas boas pra viver e ver nos anos que virão.

mês que vem tem mais! e pra esse mês tem foto e vídeo pra caramba, todos super gostosos.

muito amor, da mamãe.

Categories: diário

2 responses so far ↓

  • Nuna // October 18, 2011 at 10:29 pm |

    Que lindo tudo isso! Fico realmente emocionada acompanhando o crescimento dele por aqui e por ver que ele é um menino tão fofo. Uma amiga minha teve um bebê há uns 20 dias e ele se chama Otto 🙂
    Dá umas beijocas nele por mim…

    • zel // October 19, 2011 at 9:37 am |

      pelo jeito virou moda o nome que escolhi pro menino, esse é o segundo otto que soube neste ano! que coisa 😀

      obrigada, querida, pelo carinho de sempre. tem sido uma experiência cada vez mais legal, e a fofura dele vai aumentando. mas você já sabe disso, né, tem 2 aí pra comprovar que vai ficando cada vez mais legal!

      beijo.

You must be logged in to post a comment.