De todas as coisas divertidas da maternidade, o processo de aprender a escrever é o que mais me encanta intelectualmente até o momento. Felizmente desde que fui criança o método mudou, e hoje se trabalha com a interpretação das hipóteses de escrita da criança.
A premissa já é linda: a criança traz consigo conhecimento. Diferente de quando eu frequentei a escola, pois éramos recipientes vazios, a serem preenchidos pelos professores com conhecimento padrão.
Assumindo que as crianças têm inteligência e conhecimento prévio, a ideia é confrontá-las com uma hipótese diferente e levá-las (cada uma saindo de um ponto de partida) a um destino comum (a norma culta).
A beleza disso também está no processo, que permite à criança curiosa questionar a língua. Otto faz as perguntas mais lindas, que me enchem de prazer em pesquisar e responder: “por que o X nessa palavra se pronuncia KS?”
“E por que se escreve S se o som é de Z?”
“Por que colocar o H se ele não tem som?”
E aí vai. E é tão legal, e tão bonito que a vontade é só conversar sobre isso por horas e horas, e ser professora de alfabetização <3
Be-a-Bá
March 29, 2017 · Leave a Comment
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