[8-ago-2016]
Entender o modo de funcionamento do Otto é um desafio pra mim. É meio como encontrar um alienígena, ou alguém de alguma cultura muito louca que eu desconheço.
Ele pensa pra falar, e escolhe cuidadosamente o que quer dizer, o que me deixa ansiosa e exasperada às vezes — ele começa as frases e demora a terminar, ajusta palavras. Imagina você ler um livro enquanto o autor edita? É meio isso. Difícil pra mim e, imagino, pra todo mundo. Tento então mostrar pra ele que esse método não funciona, as pessoas não vão acompanhar e achar OK esse processo.
Hoje tivemos um momento desses. Ele me contando sobre a aula de educação física:
O: “… Eu saltei e pulei, e o Mr. Du nem teve que… usar as mesmas palavras… falar…”
Eu: “Otto, pensa primeiro o que você quer dizer, e aí diga a frase toda!”
(…)
O: “o Mr. Du nem teve que INSISTIR, mamãe, repetir várias vezes. Era o que eu queria dizer”
Eu: “Que bom, amor, que legal! Bom que deu certo e você se divertiu!”
A precisão, a palavra exata pra expressar as coisas é muito importante pra ele. Só me espanto, e penso como fazer pra ajudar esse menino a trafegar por esse mundo que pode ser tão raso, rápido, insensível às sutilezas que ele tão bem percebe.
❤️💔