[out-2015]
Tou com um cabelão gigante esses últimos anos, mas a maior parte da vida tive cabelo muito curto, e adoro. Não sou das que idolatram cabelo e choram pra cortar, acho até infantil isso.
Ando com o cabelo preso boa parte do tempo, por praticidade mesmo, preguiça de lavar, calor, sei lá. Também gosto do visual “limpo” do cabelo comprido preso.
E aí que reparei que o Otto toda vez que percebe que tou de cabelo preso quer soltar, insiste pra eu deixar solto, e essa semana perguntou enquanto soltava meu cabelo — “mamãe, você está tentando parecer menino?”
Uau, por essa eu não esperava! “Não, Otto, eu só gosto de ficar com ele preso. Por que você acha isso?”. Alguns desvios depois veio a fonte:
“A Mulan prende o cabelo pra parecer menino, mamãe! Ela quer ir pra guerra! Ir pra guerra é legal!”
Ô, zeus. Detalhe: ele viu Mulan há meses, UMA VEZ.
“Otto, é verdade: a Mulan se disfarçou de menino porque naquela época, há muuuuito tempo, as meninas não iam para a guerra na China. Agora todos vão, meninas e meninos. Mas a guerra não é legal — guerras são tristes. Ninguém quer ir pra guerra.”
“E sobre cabelos: lembra que seu vô Ivan tem cabelo comprido? E sua vó Malu tem cabelo curto? Cada pessoa usa o cabelo do jeito que acha mais bonito.”
É um longo processo, e começa cedo. Mas estamos aí, atentos, e vamos mudar o mundo uma pessoa de cada vez <3