[set-2015]
Somos bem contra alfabetização precoce de forma geral, e mais especificamente pro Otto, já que ele é todo mental e pouco físico. Tenho certeza que aprender a ler só depois dos 6 vai ser ótimo pra ele.
Mas ele ama letras e números, desde muito pequenininho. Aos 2 sabia todas as letras e os números, sempre foi fascinado. Pergunta tudo que está escrito, reconhece palavras que vê mais pela rua e em casa (o nome dele, papai, mamãe, PARE hahahaha) e tá formulando sua interpretação das palavras.
Esse processo, em especial quando não induzido, é muito interessante. Há poucas semanas venho observando coisas assim:
— “mamãe, vou escrever PAPAI”: AAI
— “vou escrever ‘eu me chamo Otto'”: EUMOTTO
— “mamãe, quero escrever SEDE” (“como você acha que escreve?”): CÊ-Ê-GÊ-Ê (CEGE, que é perfeito com a nossa pronúncia aqui da região né?)
Hoje eu vi ele separando sílabas da palavra ES-CO-LA num livro de histórias que lemos antes de dormir e achei muito louco — a separação de sílabas existe porque inventamos para escrever ou naturalmente separamos sílabas quando transliteramos o que falamos?
Taí uma fase bem louca e bonita: ver a criança aprender a transformar o idioma em símbolos.
<3