fabricando

Entries from July 2020

Dad pools

July 28, 2020 · Leave a Comment

Mas pra não dizer que foi só chororô (pelo menos da parte dos pais :D), ontem também teve momento revolta com o Fernando que ousou dar ordens para Herr Otto fazer atividades físicas mínimas, dentro da programação da casa.

Após muito drama, e minha intervenção pra tentar apaziguar os ânimos (usamos a estratégia good cop / bad cop alternadamente), menino declara para o Fer:

— “você é o pior pai que eu já tive!”

藍

Depois de conseguir segurar a risada, perguntei: “e quantos pais você já teve?!”. Ele fez de conta que não ouviu, claro.

Fer, depois de sofrer muito, como um bom pai pisciano, até conseguiu achar graça também.

TENSO.

Categories: Uncategorized

Meu caro amigo

July 28, 2020 · Leave a Comment

Essa semana foi a primeira vez que chorei de tristeza, desde que cheguei, desde que começou a pandemia. Chorei junto com o Otto, que disse estar com saudade da nossa casa no Brasil, e da vovó Vera.

Eu também tenho saudade da nossa casa e da minha Mami. Tenho saudade dos amigos, do pão com mortadela e das flores e pássaros por toda parte.

Mas a minha saudade eu administro, lido bem com ela, convivo. Quando nosso filho sofre, ah, gente… que dor. Lembrei dos primeiros meses dele, quando ele chorava sem razão aparente e eu chorava junto, desejando poder trazer ele de volta pra dentro do meu corpo, proteger de tudo, abraçar aquele corpinho todo e fazer passar.

Eu abracei ele pra chorar, e ele melhorou. Eu, nem tanto. Quanto amor cabe fora do nosso corpo? Como amenizar as dores de crescer e entender melhor as coisas?

Explicamos sobre a pandemia, de novo. Ele acha que no Brasil ele estaria melhor que aqui (mal sabe ele), e na verdade só de ter quintal, piscina e vovó ele estaria mesmo. Mas contamos que todos nós estamos passando pelas mesmas coisas, no mundo todo, que está difícil pra todos e que vai passar.

Vai passar.

Enquanto isso a gente chora um dia, ri no outro, e tenta abraçar e ser feliz nos momentos que dá.

Categories: Uncategorized

Idiota

July 24, 2020 · Leave a Comment

Julho, 2015

(A Maria Lucia vai gostar dessa)

Graças aos vilões, Otto aprendeu a palavra “idiota”, usada pelo Locki, mas não sabe o que é (tamos tentando ensinar e evitar que ele aplique no dia a dia :D).

Ele hoje quis brincar de escrever no meu computador, no Word, ele adora. Ficou lá, daqui a pouco ele fala: “mamãe, escrevi IDIOTA!”

(Afe! Deixa ver)

Na tela, “IOA”

😉

Achei incrível a suposição dele, sem as consoantes. Como será que se dá sem indução a transformação dos sons em letras? Parece natural que as vogais façam mais sentido que as consoantes, não é?

(Nunca pensei nisso)

Ele evoluiu sozinho pra IDI- (encontrou o D na palavra, super legal), e o resto se perdeu nas distrações que vocês viram depois no vídeo que compartilhei (divertidíssimo).

Quisera lembrar de como foi a descoberta do mundo das palavras escritas. Que mágico (e tão lindamente humano!) é isso <3

Categories: Uncategorized

Mentiras categorizadas

July 9, 2020 · Leave a Comment

Dia desses, na aula on-line, uma das professoras trouxe o filho dela pra apresentar pro Otto (ela é brasileira, professora de apoio dele). Nosso LORDE imediatamente informou — “mas eu não quero conhecer ele!”. Fer, é claro, interferiu, explicou, deu um sambarilove, pra situação não ficar horrível. Ela conhece o Otto, então acabou achando graça, mas depois teve DR.

Explicamos pra ele que isso não se diz. Que por educação, quando alguém nos diz que vai apresentar um membro da família, é educado simplesmente cumprimentar e não dizer se queria conhecer ou não 🙄 mesmo que a gente não queira

Ele ficou indignado — “mas se eu não quero conhecer eu PRECISO dizer isso. Vocês não dizem que mentir é errado? Eu não quero mentir!”

Putz. E a complexidade da explicação sobre os limites da mentira social, e da omissão por educação? É uma enorme sutileza, e pra alguém tão direto como ele, é muito difícil entender porque tanta volta, e tantos dedos.

Ele queria simplesmente avisar a outra pessoa que não está interessado, e vida que segue. Mas não dá, porque as relações são feitas de pequenas concessões (às vezes não tão pequenas… eu lutei por muitos anos pra aprender a impor limites), e ele precisa aprender, mesmo não gostando.

Como a gente ensina que mentir é uma coisa ruim mas que ao mesmo tempo é necessário? Mentira e omissão têm graus, essa é a verdade, mas que difícil explicar isso, e ensinar!

Fer e eu lembramos de um experimento que alguém fez, de tentar passar um período de tempo absolutamente sem mentir, e relatou que é horrível, ou melhor, as consequências são horríveis.

De modo que precisamos educar o menino sincerão a mentir.

Vai dar ruim, claro, mas pelo menos teremos histórias interessantes 😀

Categories: Uncategorized

Aniversários

July 7, 2020 · Leave a Comment

Acabo de fazer um exercício de memória aqui lembrando dos temas dos aniversários do Otto até hoje! Já tá na hora de planejar o de 8 anos ❤

1 ano: bolo de arco-íris, nenhum tema específico
2 anos: Wallace & Gromit ❤ (ainda temos os bonecos e as lembranças, a Paula fez mini-Shawns!)
3 anos: Pocoyo, teve até bolo da baleia, gente do céu 😱
4 anos: Wall-e, a Paula fez as botinhas de feltro e colocamos mudinhas nelas de lembrança ❤
5 anos: super heróis (Otto de Iron Man, eu de Robin e Fer de Batman). Demos capas pra todo mundo!
6 anos: super heróis de novo, mas com fantasias livres. Não lembro a lembrança (hahahahha lembrei! O livro escrito por ele mesmo, do Homem Aranha)
7 anos: Gotham City, Batman Lego. Tivemos chaveiros de Lego feitos pelo Vinicius, além da cidade de Gotham!

8 anos: Ninjago, com uma floresta sendo construída dentro da nossa casa, pelo Vini

9 anos: Labirinto do homem-formiga, lindamente construído pelo Vini na varanda e muito bem aproveitado pelas crianças!

Categories: Uncategorized