fabricando

A tua presença

April 21, 2023 · Leave a Comment

[abril 2013]

7:32h do sábado. Otto, 2a7m: me acorda com um sorrisão e perguntando “mamãe, quantos buracos você tem?”

😀

Categories: Uncategorized

Esquadrinhando

April 21, 2023 · Leave a Comment

[abril 2015]

Ler para crianças é um exercício de mergulho no idioma, além de estimular a criatividade, a atenção e ser muito divertido 🙂

Essa semana aconteceu essa:

Quase todo dia tenho feito uma “ronda noturna” com o Otto — quando anoitece, saio com ele pra uma caminhada no quintal, no escuro. Nosso quintal não é iluminado, e os vizinhos também não são muito claros, então a lanterna faz mesmo diferença. Ele adora explorar no escuro, e eu também (nunca acendo luzes pra andar à noite na casa, adoro tentar enxergar sem ajuda. Sei lá de onde vem isso).

Estávamos chegando à “montanha altíssima” (um talude de 3m de altura mais ou menos), e quando avisei que não íamos subir, ele fala:

“Então vou ESQUADRINHAR o céu com minha lanterna!”

=O

Lembrei de onde ele tirou o verbo — do Sanderson Soneca. O Homem da Lua esquadrinha o céu com seu telescópio.

Ele nunca perguntou o significado da palavra, mas usou muito bem. É apenas uma palavra da história inteira, mas já foi incorporada.

Acredite: faz diferença. Primeiro — leia para uma criança; segundo — não subestime a capacidade deles de entender e absorver.

Categories: Uncategorized