bom, pra começar, eu tenho 37 e faço 38 em março. estou acima do peso, mas fora o cansaço decorrente de carregar 20kg a mais, minha saúde é maravilhosa, exames todos 100%.
não sofri pressão pra engravidar por parte da minha família, porque não fui criada pra ser mãe nem esposa e nem dona de casa, eu fui criada pra ser profissional e independente (com todos os prós e contras dessa abordagem). até uns 30 e poucos eu inclusive desdenhava a idéia de ser mãe. hoje eu só tenho pavor 😀
eu podia ter sido mãe antes se eu quisesse, eu decidi não ser.
estou casada há 6 anos com o fer, e é importantíssimo que eu diga que a decisão de engravidar tem tudo a ver com ele e com quem ele é. eu não concebo a idéia de produção independente ou de ter um filho de um qualquer. saber quem é e admirar o pai do meu filho é essencial pra mim. ter o pai do meu filho presente no processo todo (gravidez, parto, criação da criatura) é igualmente essencial.
eu não levaria adiante (como aliás não levei) uma gravidez indesejada, de pai desconhecido ou de pai que eu não desejaria pro meu filho. se eu fosse gay e desejasse ser mãe, procuraria um pai que de fato desejasse ser pai e inventaria uma família de 1 pai e 2 mães.
pra quem fica encanada com gravidez depois dos 35, veja meu exemplo: engravidei depois de 5 meses de tentativa, com 37 anos, sem nenhum tipo de artifício. concepção 100% natural 🙂 o bebê e eu estamos ótimos por enquanto. não vejo nenhum motivo pra me preocupar além do necessário: cuidar da saúde, alimentação, evitar riscos desnecessários. tudo aquilo que a gente já faz (ou deve fazer) no dia a dia.
eu lembro de ir a uma gineco com 33 anos e ela me dizer que “se eu quisesse engravidar, que fosse logo, porque eu já estava velha”. nunca mais voltei, é claro. de novo, bom exemplo de médicos sem noção.
por outro lado, é fato que engravidar mais nova é melhor e mais fácil (inclusive depois). o corpo de 37 não se compara ao corpo dos 20 anos (e não falo de aparência). mas também não adianta pautar sua decisão de ser mãe pela idade – a maternidade deve ser escolha, e não imposição. felizmente vivemos numa época em que mulheres podem decidir o que fazer com seus próprios corpos (desde que não falemos de aborto…).
se quer ser mãe mais tarde, cuide-se, faça seus exames periódicos e fique tranquila. é claro que é mais simples e fácil engravidar quando se é novinha, mas isso não significa que você está condenada! não entre nessa onda, porque aí além das limitações naturais da idade, sua cabeça vai ajudar a piorar a situação.
6 responses so far ↓
Cleunice // February 5, 2010 at 5:08 pm |
Olá Zel e parabéns!
Só quero escrever rapidinho que tive minha primeira e única filha aos 32, foi parto de cócoras, tive sorte e não precisei tomar anestesia . Claro que escolhi a médica certa.Eu estava acima do peso e passei a fazer ioga lá pelo sexto mês.
Minha médica foi a Dra. Maria Célia Del Valle de SP, antes de eu me mudar para Campinas.
Essa história já tem 25 anos e essa médica foi ótima. Se quiser saber mais alguma coisa é só perguntar.
Parabéns novamente.
Beijos
Joana // February 6, 2010 at 9:35 am |
Zel,
Sou super leitora do seu blog, adoro, de verdade. E estou adorando mais ainda esse “filhote” dele. Parabéns pelo pequeno piolho 🙂
Em especial, adorei esse post, tenho 33 anos, vou fazer 34 em junho e na minha ida ao médico em 2008, ou seja, quando tinha acabado de fazer 32 anos ouvi essa mesma coisa da sua médica. Maluco demais essa paranóia de se quiser filhos, tem que ser já, para ontem. E a minha vontade? Não conta? Enfim, estou achando bem legal poder participar disse que você está vivendo e dividindo com seus leitores. beijos, Joana
juliana y p colen // February 8, 2010 at 1:51 pm |
ai zel, que barato vc estar grávida! fiquei muito , muito feliz viu!
acompanho seu blog há muito tempo, dei uma parada no mundo virtual, pois tenho uma menina linda de 3 anos que me toma quase todo o tempo…rs
e tb estou grávida de 3 meses de um menino agora!
muito legal vc optar pelo parto normal, eu tb tive normal e foi super relax. dói? dói pra caramba, mas uma dor que a gente suporta, é só ter consciência do próprio corpo, sei lá.
bom, era isso, felicidades pra vc e pro fer, que deus abençoe esse baby que está por vir. beijocas!
Cam Seslaf // February 8, 2010 at 4:41 pm |
Mães véias dão mães ótimas. 🙂
Sério, talvez a melhor decisão da minha vida tenha sido essa: ter mais tarde.
[Meus joelhos, no entanto, pedem para registrar um disclaimer nessa primeira frase]
Priscila Zamlutti // March 24, 2010 at 4:49 pm |
Oi Zel, cheguei no seu blog através do site da Denize. Amei e posso dizer que me identifico muito com vc. Sou 7 dias mais velha do que vc (sou do dia 01/03) e tb estou tomando a decisão de me preparar para ter filhotes só agora. Ainda não “encomendei”, mas estou me preparando com exames, dieta (tb estou mais de 20 acima do peso) e pesquisando tudo o que acho na internet sobre parto natural. Amei o site da Primaluz, que tb conheci através do site da Denize. Fui atrás de muitas informações e vou acompanhar a sua “fabricação” de pertinho, pois tinha muitas dúvidas sobre o parto natural por causa da minha idade (e tb por causa do que os médicos sem-noção falam…rsrsrs) e adorei saber que você vai fazer. Obrigada por compartilhar conosco essa jornada! Beijão!
Clarice // April 20, 2010 at 7:38 pm |
Esse é o meu post preferido, porque a vontade de ter filhos agora ou daqui a 10 anos é zero. Mas aí tem essa comprovação que daqui a 10 anos eu posso mudar de idéia, né? Porque marido quer e eu quase desisti de casar com ele por causa disso (mentira, não chegou a tanto), mas depois ele disse que só quer se for comigo e que ainda há muita vida pela frente. Eu tô numa fase, “espero que daqui a 5 anos eu queira”, mas pode ser mais de 5 anos também.
Minha família não cobra, mas agem como se fosse uma coisa certa eu mudar de idéia (e depois que mudei de idéia sobre o casamento, aí que eles têm mais certeza mesmo).
Meu post preferido por um motivo bem egoísta, né? Mas é. 🙂
You must be logged in to post a comment.