by
on
under
tagged
Permalink

dica de inverno – sopa de abóbora com variações

eu sou fã de abóbora, de todo o tipo, mas essa receita específica é para abóbora do tipo moranga, aquela bem cor de laranja e com a polpa macia mesmo quando crua. recomendo comprar cortada, porque descascar abóbora ninguém merece. a última vez que tentei, quase cortei a mão fora.

as coisinhas básicas

abóbora descascada, em cubos

cebola picada

alho picado

sal, pimenta a gosto

água (pouca, o suficiente pra cobrir metade das abóboras)

creme de leite

como faz?

refogue os temperos todos (pode inventar, colocar o que mais quiser), a abóbora e sal/pimenta na panela de pressão. cozinhe por 15 minutos (não mais que isso!) e verifique, já deve estar desmanchando. claro que se pode usar panela normal, mas vai demorar mais e nós não queremos isso, certo? pois, bata tudo no liquidificador e reserve.

as variações

essa sopa é sensacional porque dá pra colocar muitas coisinhas boas pra acompanhar. a minha preferida é camarão, dos pequenos. basta pegar a mesma panela, fazer um refogadinho básico (cebola, alho, sal, pimenta, salsinha, se quiser) e quando o camarão ficar rosinha (cerca de 1 minuto ;D), coloque a abóbora batida, deixe apurar um pouco, acerte sal, temperos, etc. e coloque creme de leite, mexendo até incorporar. não deixe ferver mais e sirva.

pode-se fazer a mesma coisa com bacon em cubinhos. refogue em pouco azeite, pedacinhos pequenos para ficarem bem crocantes e siga o mesmo processo. minha mãe inclui linguiça também, em rodelas, mas só para glutões como eu e o fer.

meu pai faz esta sopa sem o creme de leite e enche de frutos do mar, ele inclui: siri (inteiro, só com a barrigada limpa), camarões grandes, peixe, lula e mexilhões (sem casca). essa variação só dá pra fazer com panelão e pede alguma pimenta, não deixe de colocar.

nunca tentei, mas imagino que se possa colocar carne também, mas não é a mesma coisa… a abóbora é doce e combina bem com coisas bem salgadas (linguiça e bacon) ou com o doce dos frutos do mar. mas a sopa agora é sua, pode fazer o que quiser. ah, sim: coloque um queijinho parmesão ralado na hora, fica bem bom.

essa sopa alimenta e esquenta; a alma inclusive.

0 comments to “dica de inverno – sopa de abóbora com variações”
0 comments to “dica de inverno – sopa de abóbora com variações”
  1. Nunca te vi e sempre amei o blog…

    mas olha, a sopa de abóbora fica o bicho se vc botar gengibre. se não quiser, pode botar carne seca/charque, sabe?

    e tem a perversidade mor: queijo roquefort ou gorgonzola…no frio, beibe, até o espírito se abana depois dela.

    Beijo

    Bela

    (eita rimou!)

Deixe um comentário