me tira o tubo!

estou lendo homeopaticamente a volta ao mundo em 80 dias, adorando cada página. mas uma coisa que deixou mal: percebi que estou contaminada pelo politicamente correto! eu, que falo mal dos burgueses arrependidos e esperneio, sou politicamente correta e não sabia. maldição, raios triplos, ah!

eu leio o livro e fico constrangida quando vejo o inglês metendo o pau na cultura hindu, tratando a diferença como “barbárie”, tentando salvá-los da selvageria. isso pra não falar do tratamento dado aos criados, negros, pobres, etc. leio e sinto uma coisinha esquisita, um incômodo que não sei de onde vem.

lembro de sentir a mesma coisa relendo monteiro lobato, meses atrás. a emília trata tia anastácia de uma forma absurda, dona benta também. serviçal, preta, ignorante, é uma coisa pior que a outra. e com a maior naturalidade, pra meu espanto. não é à toa que ficam sedimentos de preconceito no fundinho de nós, desde crianças aprendendo com os “mestres”.

droga. sou politicamente correta. a contragosto, que fique claro.

0 comments to “me tira o tubo!”
0 comments to “me tira o tubo!”
  1. Levei um susto enorme quando minha vó soltou uma observação “preconceituosa”, há alguns anos. Tá entre aspas porque para ela aquilo era absolutamente normal, coitada, coisa de criação mesmo. Nem devia saber o que era preconceito, a pobre.

    Tratar criados e negros de modo estúpido era comum no início do século passado, infelizmente. E isso mesmo entre famílias que se diziam nobres e cultas (o que não era o caso da minha). 🙁

Deixe um comentário