essa é uma das minhas sopas prediletas, esquentam até urso polar! você pode até comprar um pão italiano daqueles redondinhos e encher o bichinho de sopa quente, é de morrer de comer.
sopa de ervilha
1 pacote de ervilha seca
1 linguiça defumada da sua preferência, pode fatiar ou picar em pedaços
1 pedaço de bacon (5cm) picadíssimo
alho picado
cebola picada
louro seco (em folha, por favor)
azeite
sal
numa panela de pressão bem legal, refogue o bacon e a linguiça no azeite (eu coloco pouco, fica a seu gosto), até dourar e ficar quase torrado. junte a cebola e o alho e refogue sem queimar. junte a ervilha seca, o louro e a água (o dobro da quantidade de ervilha). não coloque sal ainda. feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos (conte a partir do momento que a panela começar a apitar). verifique a sopa, mexa bem (costuma grudar um pouco no fundo, cuidado), adicione mais água se estiver muito grossa e coloque sal a gosto (experimente antes, hein?). normalmente precisa de mais uns 10 min de pressão depois de verificar, depende da panela, da ervilha, do fogo, da transição de saturno. se não tiver muita experiência com cozinha, recomendo usar panela comum e mexer bastante, cuidando pra não grudar (tenha paciência, a ervilha demora um pouco mas não tanto quanto o feijão).
quando estiver cremosa, está pronta. ela não fica completamente homogênea, sobram uns grãozinhos no meio, é gostoso. se você quiser completamente cremosa, bata no liquidificador. se você quer cremosa mas com os pedacinhos de bacon/linguiça, coloque só parte no cozimento e depois refogue o resto separado e junte ao creme batido, seu pentelho.
**
ah, sim, informação importante: essa sopa pode causar gases, portanto, não é recomendada para jantares românticos 😀
Oi FerZel,
Falando em receitas….ontem eu fui “dizvirginado”,..ô loco…Comi buchada de bode…é sério…como não sou candidato a nada …nem a prefeito de Marília…
achei uma bosta…tô de bode!!!
Beijos pro 6
Guiga
receita anotada… d verdade!
entrou no caderninho como “Sopa de ervilha da Zel”!
=***
Tão simples, que deve ser maravilhosa. Pena que pra mim o inverno tá loooooooonge, morando em manaus, talvez eu só tome essa sopa em dezembro- o MEU inverno.
zel,
há uns tempos recebi um mail muito fofo seu. o alzheimer não me deixa saber se te respondi. então vim aqui dar uma xeretada nocê. vi essa receita maravilhosa, a água na boca foi tanta (e a sorte de ter todos os ingredientes em casa!) que fui correndo fazer. agora entenda, tá um calor de bode lá fora, verão da florida, podrão. e daí? tasquei o ar-condicionado lá em cima e entuchei sopão basicão de verão na família. uma dilissa!
beijos,
— mari (numa vida passada, lore)
mari, só você pra ligar o ar-condicionado pra fazer sopa de inverno no verão *HAHAHHAHHA* 🙂
guiga, eu tenho um amigo (marido da fal) que diz que certas coisas a gente só come porque começou de pequeno, e buchada de bode é uma delas. eu não arrisco, nem por dinheiro 🙂
meninas, façam a sopa e depois me contem! eu adoro…