esse é um truque da minha mãe, funciona muito bem desde que me conheço por gente: disfarçar os legumes com molhos saborosos para nos fazer comer. não é bem o meu caso, eu como de tudo, desde muito pequena, mas minha irmã por exemplo era um pesadelo: escondia berinjelas debaixo da geladeira quando minha mãe se distraía, fingindo que tinha comido. (o truque foi descoberto durante a faxina, é claro. depois disso, minha mãe vigiava nossas refeições como um carcereiro).
relembrei ontem os tempos de “comida para crianças” e fiz hambúrgueres, salada e legumes com molho branco. o meninão lá d ecasa comeu tudinho e repetiu, portanto, FUNCIONA!
legumes com molho branco (pode fazer só com 1 legume, fica bom)
legumes picados em quadradinhos pequenos (cenoura, chuchu, vagem, brócoli) (mais ou menos 4 xícaras de chá)
nota: dependendo do legume, prefiro cozinhar primeiro e picar depois. faça do jeito que for melhor pra você!
cebola e alho picadinhos
2 xícaras de leite
1,5 colher de maisena ou farinha de trigo
sal
pimenta
noz-moscada
manteiga (1 colher de sopa)
cozinhe os legumes “al dente”, com um pouco de sal, escorra e reserve. refogue cebola e alho bem picadinhos na manteiga (pode caprichar que fica bom) e junte os legumes já cozidos e picados. refogue até dar uma corzinha, acerte o sal e reserve.
prepare, numa xícara de chá ou copo, 1,5 colher de maisena ou farinha de trigo (prefiro maisena, ela dissolve mais fácil) e complete com leite. dissolva bem a farinha/maisena e adicione à panela dos legumes, em fogo baixo, mexendo sempre.
coloque mais 1 xícara de leite e mexa, não deixe grudar no fundo. a mistura começa a ficar densa rápido, cuidado! coloque pimenta em pó e/ou noz-moscada (eu coloco as duas), verifique o sal e tire do fogo logo que estiver bem denso o molho.
aí é só servir. com arroz fica uma delícia!
Legumes? Uma delícia? Ahã. (!)
seu infiel! 🙂 fica bom sim!
Tá, tá, tá… tenho que admitir, fica bom. Na verdade fica maravilhoso, mas não conta para a zel que eu disse…
Mais tarde, depois que a Zel dormiu, o Pixel comeu tudo que tinha sobrado da janta… 😉
Eu tenho uma dificuldade terrível no “acerte o sal”.
Isso vale para qualquer receita: a consequência é uma sede interminável pós-refeição ou comidas hospital-style…
rodrigo, dica: coloque bem pouco sal até estar quase pronto. quando estiver na reta final, só acerte, depois de mexer BEM. o sal engana quando a comida ainda está crua, e é preciso incorporar BEM o sal que já colocou, senão você pega pra experimentar uma porção não misturada.