essa receita foi uma surpresa de boa, além de ser cheia de ingredientes mandinguentos — não intencionalmente. experimentem e babem.
1 picanha média
4 kg de sal grosso
2 ramos de alecrim (fresco)
2 colheres de sopa de pimenta do reino em grão, “quebrada”
azeite para molhar a picanha
4 dentes de alho fatiados finos
4 claras levemente batidas
2 colheres de sopa de farinha de trigo
misture às claras a farinha e 1/3 da pimenta, incorporando bem. vá adicionando a esta mistura o sal, misturando com as mãos, até ficar homogêneo. coloque 1/3 dessa mistura numa forma, distribuindo as fatias de alho e os ramos de alecrim (vai ser a caminha da picanha!). já acenda o forno para pré-aquecer e prepare a picanha com o azeite e o restante da pimenta, esfregando bem (ui!). coloque a picanha na cama de sal, com a gordura pra cima e cubra com o restante do sal. vai ficar feito um iglu, tem que fechar a carne completamente com o sal, sem nenhuma partezinha exposta.
coloque o iglu no forno e asse por 40 minutos (não mais, senão ela fica passada!) no forno alto e tire do forno imediatamente. a casca vai ficar bem dura, vai ser divertido quebrá-la e resgatar a picanha de lá. fatie e coma com arroz, pão, batata, o que quiser.
**
resista à tentação de jogar a forma fora depois de assada a picanha. acredite: ela vai voltar à vida. deixe de molho que o sal derrete.
Faça essa mesma receita com frango no lugar da picanha e me conte depois!
Beijo!
Eu anotei e vou experimentar!!
Com este tempo não rola acender a churrasqueira lá fora.
Bjs.
Para o caso da forma, acho que dá para cobrir com papel alumínio.