a lasanha vegetariana

comida vegetariana é um perigo. pode ser a melhor coisa da vida e pode ser um asco, depende da forma como o cozinheiro vê o mundo. cozinhar, afinal, não é simplesmente técnica, vocês sabem, é paixão.

não, não é paixão de se apaixonar pela atividade, pelo mecanismo. é a paixão pela transformação, pelo sabor e principalmente pelo ato de alimentar. quem cozinha sem pensar que está preparando alimento para outra pessoa ou para si mesmo perdeu o juízo no caminho. cozinhar sem paixão deixa a comida funcional. é como sexo somente para reprodução.

voltando à comida (e eu não consigo desassociar comida de sexo, é terrível), a vegetariana em especial, é preciso ter paixão e explorar as sutilezas dos vegetais, a riqueza dos temperos e deixar os sabores explodirem! eu amo carne, mas nada se compara a um espaguete com molho de tomates feito na hora, com folhinhas de manjericão. um suflê de abobrinhas, escarola refogada com muito alho e azeite, beringela em fatias fininhas marinada no vinagre e azeite, salada de champignons com salsinha, cebolinha e muito azeite e alho. e o pão, pra acompanhar tudo isso.

venho de uma família de verdadeiros onívoros, minha mãe faz saladas e vegetais maravilhosos. acho que resistia aos vegetais quando era criança, mas felizmente esqueci essa época. hoje em dia eu como tudo, até pepino (se for bem feitinho e fresco).

mas eu falei tudo isso e só queria dar uma receita que fiz e funcionou.

lasanha vegetariana

massa de lasanha pronta (aquelas que não precisa cozinhar antes)

tomates frescos picados

abobrinha picada (descarte as sementes)

alho, alho, alho!

cebola picadinha

azeite

sal

pimenta do reino moída na hora

molho branco (não muito consistente)

queijo masdaam (ralado, um monte. quanto preferir)

refogue no azeite a cebola e o alho; junte os tomates e a abobrinha, tempere e deixe apurar (não deixe o molho engrossar muito, ele deve ficar cremoso mas com pedaços, com caldinho. junte água se secar muito). reserve.

coloque numa forma que vá ao forno 1 camada de massa de lasanha, 1 camada de molho de tomate e abobrinha, uma camada de queijo e uma camada de molho branco. pode caprichar no molho, quanto mais, melhor. vá alternando até encher a forma e cubra com mais queijo.

(pô, eu sei lá quanto precisa dos molhos, queijos? eu faço um monte, se sobrar eu guardo)

cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por uns 30′-45′ (depende da massa, cheque na caixa)

bom, é isso. fica bom que só o inferno, juro pra vocês. se não quiser colocar molho branco, não tem problema, só que capriche no molho vermelho, senão a lasanha não cozinha (pouco caldo) e vai ficar seca!

e se você não come queijo… azar o seu 🙂

0 comments to “a lasanha vegetariana”
0 comments to “a lasanha vegetariana”
  1. Faz séculos que venho aqui e nunca tinha me manifestado. Mas este post está literalmente delicioso e não resiti a tentação de comentá-lo. Sou assim também: como carnes, mas não resistos aos vegetais que, quando feitos com o mínimo de criatividade, ficam divinos. Estou morando em Montreal, só por alguns meses, e aqui tem uma rede, a Commensal, só que comida vegetariana. Eles são mestres. Até o tofu, que eu odiava, passei a apreciar pela forma como é usado. Tudo uma delícia! Viciei!

    Abração!

  2. hm, eu adoro queijo, sabe? E essa receita parece oootema. Mas sabe, me enchem muito o saco com esse pao que “somos o unico animal que toma leite blablabla”. Eu sempre respondo. Somos os unicos animais que comemos sucrilhos. tomamos cerveja. comemos fandangos. coisas assadas. Porra, ainda bem que saimos das cavernas, né não? Ou não?

  3. Uau ! Vou experimentar!

    Não como carnes há 3 anos e sempre me vejo tendo que responder que a comida vegetariana pode rtambém ser cheia de graça.

    Tenho uma receita com espinafre que tb é ótima. Lá vai :

    ————————

    Lasanha verde

    Fazer o creme de espinafre :

    – 4 dentes de alho picadinhos

    – Azeite

    – 2 colheres de sopa de farinha de trigo

    – 1/2 molho de espinafre cortado em tirinhas

    – 1/2 litro de leite

    – Queijo minas em cubos

    – Sal

    – Pimenta do reino

    Dourar o alho no azeite. Fogo baixo. Juntar a farinha na panela até dourar. Juntar o leite e mexer bem para não encaroçar. Colocar o espinafre e continuar mexendo até o espinafre cozinhar. Se o creme começar a engrossar rápido demais pode ir acertando com um pouco mais de leite. Jogar o queijo minas e temperar com sal e pimenta do reino.

    Depois que o creme estiver pronto é só intercalar numa assadeira (nesse caso não sei dizer as quantidades porque faço tudo no olhômetro – até encher a assadeira, ou até acabar o queijo disponível):

    – o creme

    – massa de lasanha (aquela que não precisa cozinhar antes é ótima! É só colocar direto. Não requer prática nem habilidade.)

    – fatias de queijo prato

    (O importante aí, independente da quantidade de camadas, é sempre começar forrando com o creme para a massa não ficar dura no fundo da assadeira e usar o queijo na última camada para ficar derretido por cima de tudo)

    Mais ou menos meia hora no forno.

    Nham!

    ————————

    Um beijo

Deixe um comentário