fernando pessoa em música

estou atualmente apaixonada por um CD que compramos em penedo: são poemas de fernando pessoa musicados por vários artistas brasileiros. há compositores do porte de tom jobim e francis hime, e surpresas como ritchie (sim! compositor e cantor — e a música é ótima).

tive a felicidade de reconhecer uma música de danilo caymmi que eu já adorava (na ribeira desse rio / ou na ribeira daquele, etc.) e de conhecer outra, belíssima, que é minha atual mania, com nana caymmi.

segue o teu destino

rega as tuas plantas

ama as tuas rosas

o resto é a sombra

de árvores alheias

a realidade

sempre é mais ou menos

do que nós queremos

só nós somos sempre

iguais a nós-próprios

suave é viver só

grande e nobre é sempre

viver simplesmente

deixa a dor nas aras

como ex-voto aos deuses

vê de longe a vida

nunca a interrogues

ela nada pode

dizer-te

a resposta

está além dos deuses

mas serenamente

imita o Olimpo

no teu coração

os deuses são deuses

porque não se pensam

(trecho de lisbon revisited, fernando pessoa)

**

e, pasmem: eu não gostei de nenhuma das duas músicas do tom jobim. uma delas, como me disse o fer, chega a ser constrangedora. a gente sabe que está ficando mais sábio quando consegue não idolatrar cegamente alguns dos próprios ídolos.

6 comments to “fernando pessoa em música”
6 comments to “fernando pessoa em música”
  1. Conheço essa da Nana (de quem é mesmo?), se for a mesma música pro poema, na voz do Renato Braz (e também não sei se é dele). E agora fiquei curioso sobre as duas do Tom que vocês não gostaram. Não que ele também não possa dar os seus deslizes, mas sabe como é, basta alguém dizer que uma sumidade fez bobagem pra gente querer saber logo o quê!

    Mim ter saudade. Beijo!

  2. Oi Zel, Ganhei um CD lindo do André um tempo atrás chamado “A Música em Pessoa”, você conhece?

    Tem um poema lindo de Alvaro de Campos recitado pelo Jô Soares chamado “Cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa”.

    O Jô recita lindamente, com um sotaque português que soa muito bem (não sei se é bom de fato pois não sou familiar assim com o português de Portugal mas é emocionante). Veja em http://www.culturabrasil.org/pessoa.htm.

    E procure o CD, vale conferir.

    Beijos e saudades,

    Fá.

Deixe um comentário