você é uma pessoa inteligente, que pensa e gosta de tomar decisões depois de refletir criticamente?
ótimo, então por favor, pegue este pequeno arquivo PPT (200k) e leia antes de votar sobre o desarmamento. não faz mal que não mude sua opinião — informação nunca é demais.
um trechinho, de curiosidade (slide 12):
▪ Em São Paulo, segundo a Divisão de Homicídios da Policia Civil [1], o primeiro motivo para homicídios é “vingança” entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas.
▪ Um em cada três baleados que são hospitalizados receberam disparo não-intencional[2].
▪ Em 46% dos casos de homicídio registrados na Zona Sul de São Paulo, vítima e autor mantinham uma relação prévia (parentesco, vizinhança, amizade…)[3].
Zel,
Apenas como contrapontos, no bom sentido… pontos a agregar na reflexão… já que sinceramente te considero um ser inteligente e bastante pensador…
Armas não matam pessoas… Pessoas matam pessoas…
Na Suíça todos os homens ganham seu fuzil e o podem manter em casa após o serviço militar… É um dos países mais armados do mundo… O segundo no ranking se não estou enganada… O índice de homicídios lá é matematicamente desprezível…
Na Jamaica, onde já se proibiu o porte legal de armas, os índices de homicídios são absurdos…
Um dos maiores incentivadores do aumento de taxas não só de homicídios, mas em geral de criminalidade é a certeza da impunidade…
Armas registradas portadas por pessoas que as adquiriram legalmente não são o problema… E o problema das armas ilegais que circulam pelo país não será endereçado no plebiscito… Acho que estamos tapando o sol com a peneira…
Cacti
Zel, Zel, Zel…
Acompanho seu blog sempre quietinha, no meu cantinho, mas agora tenho que sair do meu esconderijo pra falar com vc! Moça, me apaixonei por vc pelas letras, entrelinhas e fotos… Esse seu jeito louco-de-bem-com-a-vida de ser é maravilhoso! Há momentos em que entro no seu blog num dia ruim, desanimada, mas basta ver sua carinha feliz que paro pra pensar se o que me fez ficar mal realmente vale tamanha importância.
Vc é pura luz!
Beijos!!!!
cacti, as armas ilegais não matam a grande maioria das pessoas. leia as estatísticas BRASILEIRAS (porque estamos falando do brasil, afinal, e das pessoas que aqui vivem) e você verá que os homicídios são, em sua maoria, cometidos com armas de pequeno porte, e não as armas importadas ilegalmente. essas armas são usadas em combate polícia-traficante (ou ladrão), não fazem diferença no nosso dia a dia (embora eu ache, é claro, que devia haver ação sobre isso também).
seu argumento é válido, mas não dá pra comparar com os fatos que estão no material que coloquei pra download…
suleima, que graça seu comentário 🙂 obrigada! fico feliz que você fique feliz quando eu estou feliz… *hehehehehe* eu não sou sempre feliz-feliz, eu fico mau-humorada, triste e chata. é que nessas horas eu não costumo escrever, então acredite: eu sou igual a todo mundo!
Zel, AMO tudo o que vc escreve,peço a sua licença para usar suas palavras para tentar convencer as pessoas sobre o desarmamento.
Bjs,
Nuna
Zel,
Destes casos que vc citou, quantos crimes foram provocados por armas legais?
O fato de serem armas de pequeno porte não quer dizer que são legais apenas porque são permitidas. No próprio arquivo está dizendo que as armas são trazidas contrabandeadas do Paraguai. Ainda sobre o Paraguai, há um mito curioso citado no ppt que é o fato que o emprego não vai cair porque o Brasil exporta muito. Mas não está claro que as armas são exportadas e depois entram ilegalmente?
Não é uma opinião, apenas interpretação do que está escrito.
Oi, Krys.
O número dos que são praticados com armas legais não faz muita diferença NESTE PONTO. Quando as armas são legais, confirmam a teoria, e quando são ilegais, em sua maioria foram roubadas de possuidores anteriormente legais. Ou seja, tiveram a mesma origem.
Sobre a seqüência exportação-contrabando, é de fato algo interessante. Acho que talvez uma questão seja o destino das exportações. Parece muito mais fácil contrabandear do Paraguai que de, por exemplo, Israel. Mas não deixa de ser um bom ponto, de fato. Ínfimo, a meu ver, perto de todo o restante, mas ainda assim bom.
Abraço
Pois é…
Agora vamos esperar o dia 23 e ver no que vai dar.
Abs,
Krys