já devo ter falado aqui desta série que considero a melhor infanto-juvenil que já li: his dark materials, traduzida no brasil como fronteiras do universo. diria até que ela é um pouco mais que infanto juvenil, dada a quantidade de informação que existe nos três livros, mas a verdade é que embora a história seja recheada de referências filosóficas, antroposóficas, religiosas e científicas não é preciso saber nada disso pra ler e amar lira, pantalaimon, will, iorek e serafina pekala.
há quem compare pullman (o autor) a tolkien quanto à importância da obra no contexto da literatura infanto juvenil. não sei se é possível comparar obras que não são contemporâneas, mas sei que eu não desejo decidir sobre qual é melhor: gosto das duas. e gosto também das crônicas de nárnia de c.s. lewis, que foram criticadas por pullman pelo seu caráter excessivamente maniqueísta (e é mesmo, não dá pra ignorar).
o que mais me apaixonou na trilogia fronteiras do universo foram os personagens principais do primeiro livro (depois essa visão de personagem principal se altera um pouco): lira e pantalaimon, seu deamon. lira é uma menina curiosa, rebelde e carente. pantalaimon é sua consciência ou, se preferirem, sua alma, em formato de animal. ele é o contraponto da menina, quase um superego. no entanto, ele também acaba revelando o que ela nem sabe que sente. os deamons de crianças não têm forma fixa, eles podem se transformar em qualquer animal que desejem; quando as crianças se transformam em adolescentes, no entanto, o deamon toma uma forma que será igual até sua morte. eu sempre quis um deamon furão!
no mundo de fronteiras do universo não existe bem e mal puros, em nenhum personagem. você se pega, durante a leitura, confuso com seus sentimentos em relação aos personagens. eles despertam raiva, medo, carinho, tristeza. é impossível ficar indiferente aos personagens, à trama muito engenhosa e às surpresas que não param de aparecer. já li essa trilogia pelo menos 3 vezes e nunca me canso dela. todos os amigos para os quais recomendei adoraram. aliás, percebi que quanto mais inteligente for o leitor mais ele aproveita os livros.
o gabis, minha referência de literatura na vida, simplesmente amou o livro. lembro de sentar com ele para tomar chá, à noite em casa, e ele descrever seu deslumbramento com os personagens do livro e a trama, me mostrando nuances que eu não havia nem sonhado. a leitura dele e suas reflexões abriram pra mim novas portas que me permitiram reler e repensar. sinceramente, poucos livros na vida me deram tanto prazer de ler quando essa trilogia.
nesta cumbuca de “livros que mudaram minha vida como leitora” estão fronteiras do universo, a série duna, memórias póstumas, grande sertão: veredas e cem anos de solidão.
em resumo, recomendo a trilogia e aviso que teremos também o filme, e foi isso que me motivou a escrever esse post: estão selecionando atrizes para fazer a lira! mal posso conter minha ansiedade, porque transformar esses três livros em filme é uma tarefa tão complicada quanto fazer o senhor dos anéis. enquanto isso, leiam os livros e depois me contem.
Eu estou com tantas saudades suas. Falei assim pro Ed hoje: “tou com saudades da Ivanise” (às vezes, acho que só eu te chamo assim). Vim aqui ver a quantas andas, né?
Bem. De fato o livro é maravilhoso, vou até comprar pra minha sobrinha mais velha que tá encantada com as crônicas.
O furãozinho vai ficar bem, acredite. Vou pedir pro Ed se pegar com o Chiquinho (Ed e São Francisco são amicíssimos)solicitando especial atenção no ato da cirurgia.
Esqueci alguma coisa?
Ah, sim! Amor sempre. E não sei se devo ser referência pra alguém. você, sim, que é minha porque, como disse outras vezes, me fortaleceu em amor.
Afeto todo dia do
Gabis.
Zel, descobri uma coisa, agora que cheguei ao mundo dos mortos: o deamon não é a alma, é o espírito!!! Pq é a única coisa que os animais têm a menos que os homens e animais não têm deamons, não é? Mas (pelo menos no que ando estudando) têm alma… Não é ainda mais lindo?
beijinhos
Todos os livros recomendados por você sempre são fantásticos. Essa trilogia é mais uma que vale muito ler. Adorei também. Beijo
eu AMOOOO o bússola e os livros seguintes, amo, amo, amo.