… eu acho ridícula essa gente que torce contra o brasil na copa. quem torce só pra ser do contra é coitado (deve ter necessidade de atenção); quem torce contra porque não gosta de futebol eu não entendo, parece o primeiro caso disfarçado; quem torce contra porque encontra alguma relação entre a situação política do país e a copa é paranóico. vocês aí que vêem as coisas desse jeito que me desculpem, mas encontrar relação entre copa do mundo e política é coisa de sociólogo-amador-maníaco. tá parecendo aquele colega do curso de história da USP que achava que a CIA tinha uma instalação secreta ali embaixo da FFLCH pra vigiar nossas ações subversivas…
futebol é esporte como qualquer outro que existe no mundo, só que é um esporte especialmente apreciado aqui neste país. qual é o problema das pessoas serem apaixonadas, gostarem de assistir o principal evento deste esporte no mundo? qual é o problema em ter orgulho do país ser campeão no seu esporte mais popular? ter orgulho da ginástica olímpica pode, do futebol não?
a impressão que dá é que algumas pessoas querem, nessa época, descontar a raiva da sua incompetência em ser cidadão e escolher políticos pra representá-los. o brasil perder a copa não vai melhorar em nada o país e o mesmíssimo vale para o inverso. se o brasil ganhar, o que melhora ou piora? de onde as pessoas tiram essa idéias geniais, meu deus?
se a grande preocupação é com o país, ao invés de ficar reclamando de copa do mundo e do presidente, faz uma pesquisinha aí antes de votar pra vereador, deputado ou senador, já que eles mandam mais que o predidente, na prática. ou experimenta tirar a bunda da poltrona no dia da eleição e votar; caso não queira votar porque acha que “ninguém presta”, você pode também tirar a bunda da poltrona e protestar, mandar carta pra reclamar do que tá errado. pára de achar que “alguém” tem que fazer alguma coisa, faça você, meu filho! larga de ser mala.
um detalhezinho que nenhum reclamão de plantão se lembra de levantar é que a principal característica dos países desenvolvidos é o alto grau de envolvimento dos cidadãos nas questões importantes do país. eles, bem diferente de nós, sabem que a maturidade política também passa pela maturidade do cidadão e não deixam todas as coisas nas mãos dos políticos, eles se metem no que acham que devem. aqui todo mundo tem preguiça de reclamar, de brigar pelo que acha certo. “alguém” tinha que fazer alguma coisa, sempre. enquanto formos criancinhas mimadas que só reclamam isso aqui vai ser essa palhaçada.
copa do mundo não é distração política, gente, pára tudo, evolui na análise pelo amor de deus! teoria da conspiração pra eleger presidente em país de terceiro mundo é um roteiro pior que “anaconda”, me poupe.
e se você não gosta de futebol, eu entendo seu drama, mas não se preocupe: é de 4 em 4 anos e passa rápido. pior sou eu, que detesto fórmula 1 e tem todo maldito domingo…
(update: o marido avisa que é domingo sim, domingo não. pra mim parece todo domingo dessa desgraça de VRUUUUUMM, VRUUUUMMM. eca!)
Vc tem razão, toda razão. A maioria, e até me incluo, espera cair solução do céu. Não vai, né? 🙂
Não acho que copa seja pra isso ou aquilo, apenas o esporte mais amado do mundo. Mas que, pra quem não gosta, é um saco ver esse bando de gente histérica de verde e amarelo e esses caras correndo de um lado ao outro atrás de uma bola, é!
Fórmula 1 de 15 em 15 dias? E sabia que tem futebol todas as quartas depois de Belíssima? É. E tem em muitos outros dias também. Não sei, não conheço nada que enfeitice os homens mais que uma bola, hehehe.
Boa semana. Beijos.
Torcer contra é babaca mesmo. Mas que acho o fim o país todo parar [inclusive hospitais, delegacias, ainda que parcialmente] pro povo poder ir pra casa, pro boteco, pro raioqueoparta, só pra poder assistir ao jogo, eu acho.
hahahahahahaha
ó, eu nem gosto de futebol nem consigo me empolgar muito com a coisa, mas acho a copa uma belíssima desculpa pra fazer um social. bora marcar de ver algum jogo? tamos testando uma tevê de oitocentas polegadas que só cabe no quarto, então habemos telón, futton king size e cervejitas (o que na minha modesta opinião é um puta desperdício se for gasto só com futebol, hohoho). brasil, ô-ô (como diz a lia sacudindo a bandeira que ela nos obrigou a comprar no supermercado hoje)
Zel, seu post parece irmão gêmeo do meu! Adorei. Pelo menos não estou sozinha na torcida feminina por essa Copa… Agora, fiquei curiosa: qual amiga sua indicou meu blog? 🙂
Abraço!
luciana, eu escrevi esse post porque li o seu 🙂 de certa forma, ele é irmão mesmo 😀
aliás, recomendo visitar o blog da luciana: ela é a exceção das minhas generalizações: jovenzinha, escreve SUPER bem e é inteligente.
Aí é que tá Zel, eu não tô torcendo contra… na verdade eu desencantei um pouco de torcer pra copa, depois do fiasco do penta (eu achei aquela copa muito feia), mas ainda assim, não que seja algo sócio-político… na verdade a questão é mais ligada ao pseudo patriotismo que os cidadãos brasileiros tem. Já reparou que a grande maioria só vai atrás de artigos como camisetas do Brasil quando é copa? Isso que eu não curto muito… eu que adoro camisetas com números e adoro camisetas que venham escrito Brasil tenho várias e uso muito em muitas épocas que não são obrigatóriamente ano de copa ou coisa do tipo. Acho que a grande maioria só “veste a camisa” do Brasil na copa, depois ela fica encostada lá na gaveta…
Se os brasileiros “vestissem a camisa” fora da copa brigariam por seus direitos e fariam como você mesma falou: se envolvem nas questões importantes do país e não assistiriam de fora como fizeram com a CPI dos Correios ou com o comando do PCC em São Paulo.
Oi Zel,
Atualmente, a Copa não tem relação com a situação política, mas já houve tempo que as coisas não eram assim. E por essa mesma época tinha gente sim inflitrada no curso de história da USP, da PUC do Rio etc para vigiar as supostas ações subervisas. Não era uma instalação secreta da CIA, mas brasileira mesmo. Conheci pessoas que puderam confirmar isso da pior maneira possível.
Agora falando da (falta de) atitude dos brasileiros, concordo plenamente com você! Na época que o Collor roubou o dinheiro depositado nos bancos, o meu pai tinha um amigo americano que estava passando férias aqui e ele perguntava “mas o que o SEU deputado pensa disso? o que o SEU deputado está fazendo sobre essa situação?” Alguém se lembra em quem votou para deputado?