comprei finalmente a trilogia the omen com um pouco de apreensão: na minha lembrança de adolescente a profecia era um filme aterrorizante, mas aprendi que com o passar dos anos alguns filmes simplesmente já não têm mais o mesmo efeito em mim (o exorcista é o maior exemplo disso). estava barato, o marido não tinha visto, compramos.
o primeiro filme é de 1976 e continua genial, maravilhoso, aterrorizante. a trilha sonora, que foi o grande diferencial do filme na época (ganhou oscar e tudo) nos incomodou um pouco. não me entendam mal, a trilha é muito boa, mas achei um pouco exagerada demais. sabe aquelas trilhas que dão vontade de abaixar o volume, às vezes? é mais ou menos isso. a trilha gritava “OLHA O FILHO DO DEMO!!” e irritou um pouco.
depois, quando vimos os extras, o filme ficou melhor ainda: foi feito com 2,5 milhões de dólares e foi rejeitado por todos os estúdios, até cair nas graças de um produtor. ninguém queria fazer um filme sobre o anticristo com o mal vencendo o bem no final (lembrem que há mais 2 filmes que continuam a história do filho do hômi). os comentários do diretor e da equipe são sensacionais, o DVD vale só pra ver isso. houve uma série de “coincidências” (coloco entre aspas porque há os que não vêem esses fatos como simples coincidências) macabras no filme, o que dá a ele ainda mais charme.
o menino (harvey stephens) é uma atração à parte. nos extras o diretor conta a história da seleção do menino (incrível) e ver aquela coisinha de 5 anos na tela com cara de malvado é de arrepiar os cabelos. a cena final, meu deus, é aterrorizante.
algumas coisas do filme parecem ingênuas, mas para os fãs de terror e suspense não vai ser difícil ver que muitos filmes atuais destes gêneros beberam nessa fonte. idéias simples e muito boas, pouco ou nenhum sangue e muitos closes dos olhos dos personagens (aliás, closes perturbadores).
enfim, eu recomendo e mal posso esperar para ver a continuação (filmes de 1978 e 1981). e para apimentar ainda mais, AMANHÃ (6/6/6, sacou?) sai a refilmagem deste filme. vamos ver se o novo consegue superar o balzacão.
Eu lembro quando a gente era adolescente que ADORAVA assistir filmes de terror. Lembra quando íamos na vó Celia e ficávamos até tarde assistindo aqueles filmes de vampiro de antigamente? T-U-D-O.
Agora? Horror! Horror total. Tenho pesadelo de pensar nesses filmes. Mas vendo seus comentários e vendo as fotos me deu muita vontade de assistir o filme de novo. Acho que esse foi um dos filmes que mais me deu medo.
Bj.