as receitas da nigella não são nem de longe tão apetitosas quanto ela, mas pelo menos podemos comê-las em casa quando queremos 😀
hoje eu vi uma receita de torta de chocolate que quero experimentar amanhã, então vou anotar para não esquecer e depois conto como ficou.
**
ingredientes
200g de chocolate amargo
1/2 tablete de manteiga sem sal, temperatura ambiente
6 ovos
200g de açúcar
acessórios
– batedeira + vasilha para bater as claras em neve (mas se quiser bater na mão, tudo bem…)
– vasilha funda para derreter o chocolate
– garfo/batedor para as gemas
– forma de torta (com lateral removível)
– papel manteiga (para forrar o fundo)
como fazer
coloque seu forno para aquecer a + ou – 180 graus (é necessário que fique pelo menos meia hora ligado antes de assar a torta)
derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e junte a manteiga, até que derreta e se incorpore totalmente. deixe esfriando.
bata as 4 claras em neve na batedeira, mas sem deixar endurecer demais, juntando metade do açúcar (100g). bata com um garfo ou batedor as gemas, os 2 ovos inteiros e o restante do açúcar (100g, dã!) até formar uma pasta espumante.
junte os ovos batidos ao chocolate derretido com a manteiga, incorporando bem (lembre que o chocolate deve estar mais pra frio, para não cozinhar os ovos). junte uma boa colherada das claras em neve a esta mistura e misture bem. depois, aos poucos, junte o restante das claras em neve com cuidado, misturando de leve, sem bater.
coloque o papel manteiga no fundo da forma e despeje a massa. coloque para assar por cerca de 40min (confira se está pronto colocando um palito no meio. se sair limpo está pronto).
a torta fica com um buraco no meio, que pode (deve?) ser preenchido com chantilly e salpicado com cacau em pó para servir.
**
depois conto como ficou e ajusto a receita, se for preciso 🙂 lembrem que anotei de cabeça, depois de ver a receita na TV, eu posso ter esquecido alguma coisa…
**
funcionou e ficou escandaloso. deus tenha piedade da nossa alma (até porque o corpo já era)
e inaugurei uma seção de receitas no flickr também, com as fotos. procurarei fotografar mais os feitos culinários, podem deixar.
vc pode char receita da Nigella nesse site…www.foodtv.ca
nao se se vc conhece…. outra pessoa que e bem legal de assitir e ver as receitas.. e a Barefoot Contessa…da uma olhada vc vai gostar
oi, minha flor. fico fazendo deslavadas declarações de afeto e tu nem tchuns! mas eu também nem tou tão tchuns assim, é só saudade e alegria de saber que cê tá por perto embora longe.
amor do gabis.
Melhor que a beleza da torta, é a beleza da sua mesa, mana.
Vou testar essa semana, deu vontade… Você usa chantilly spray ou faz em casa? Se tiver uma receita de chantilly, pode publicar?
estava TÃO boa!!
o pior é chegar em casa e pensar “pq, céééus!, não comi mais um pedacinho???”
te amo, amore. brigadão.
Eu fiz a receita, olha a foto aqui:
http://www.flickr.com/photos/violinha/267212453/
Ficou bão!
;D
Oi, qual seu nome?? GOstaria de agradecer por ter se lembrado da receita, quando ela passou não quis arredar o pé do sofá e não consegui anotar. tenho uma dúvida e quero que você me responda o mais rápido possível, A Nigella usou as claras em neve com açucar e ainda pôs fios açucar em calda sobre o que eu chamo de “Marshmellow”.. vc tem certeza que era chantilly? Pq chantilly se faz com leite batido..
Zel, precisa untar a forma e o papel manteiga ou nem precisa?
dri: não precisa untar não, é só usar a forma com aro removível que dá certinho!
gordo: eu tenho boa memória, graças a deus, porque também não saí da frente da TV até ela terminar 🙂 mas você tá confundindo a cobertura do pavê (que ela fez logo antes desse bolo), que tinha sim um marshmellow feito com uma calda de açúcar e limão. essa torta tem chantilly mesmo, esse normal, por cima.
beijos!
Olá pessoal!!!!!
Estou encantada com as receitas de Nigella,vou receber uns amigos auqi em casa e quero fazer as “BATATAS SANGRENTAS” que foram ao ar, no GHT ,MAIS OU MENOS NO DIA 10 DE AGOSTO DE 2007.
Alguém teria essa receita para passar ou o site onde eu possa ler.
Muito obrigada desde de já .
Rosangela