essa receita foi publicada neste blog em fevereiro de 2001, para a fer. reeditei porque meu próprio texto com mais de 5 anos me incomodou 🙂
ingredientes
1 tablete (200g) de chocolate meio-amargo ou amargo, se achar
1 lata de creme de leite SEM o soro (dica: coloca na geladeira antes de usar, o soro separa)
3 claras em neve (dica: tira os ovos da geladeira com antecedência, fica em ponto de clara mais rápido). descarte as gemas ou use pra outra coisa.
3 colheres de açúcar (opcional. eu não uso, prefiro o mousse amargo mesmo)
acessórios
– uma vasilha pequena e funda para derreter o chocolate
– uma panela mais larga que a vasilha e mais rasa, para colocar a água pra esquentar e depois colocar a vasilha com o chocolate
– batedeira e vasilha para as claras (que bater na mão ninguém merece)
– forma retangular ou redonda com no máximo 5cm de altura. ou potinhos para porções individuais
– colher normal para mexer o chocolate, colher maior para incorporar o creme de chocolate às claras
como fazer
derreta o chocolate em banho-maria, assim: esquente a água como se fosse pra ferver, espere aparecer “bolhinhas” no fundo da panela e desligue. coloque o chocolate picado/quebrado na vasilha mais funda e mergulhe-a (a vasilha) na água quente até o chocolate derreter, mexendo de vez em quando. muito cuidado pra não deixar pingar água no chocolate, ele pode “coalhar”. cuidado também pra água do banho-maria não estar quente demais, senão o chocolate cozinha e endurece. quando formar as bolhinhas na água, desligue!
misture o creme de leite (sem soro) ao chocolate derretido, com cuidado, já fora do banho-maria, até ficar homogêneo. se não tiver muita destreza e for demorar para bater as claras, deixe a vasilha no banho-maria.
bata as claras em neve bem durinhas (em picos), adicione o açúcar (se quiser) até virar um suspiro duro e então incorpore a mistura de chocolate às claras, com delicadeza usando a colher de pau, sem bater. misture com calma, de baixo pra cima (“puxando” o creme de chocolate pra junto dos pedaços de clara) até ficar tudo homogêneo.
coloque pra resfriar na forma ou nos potinhos, na geladeira. quando estiver gelado é só comer!
**
essa receita revisitada inaugura a categoria comida desse blog. conforme for encontrando mais receitas perdidas a lista aumenta (e nossa barriga também :D)
update: por algum motivo desconhecido o link aí em cima não funciona, então apelei para o uso de palavras-chave, que funciona mal mas funciona. com o tempo vou corrigindo.
Zel de Deus, vc não tem dó não?
Minha dieta que se dane! 🙂
eeeeeeeeeee….vc atendeu meu pedido do link da receitas….da pra falar que fui eu que pedi ???rsrsr
esse mousse eh o fino da bossa! um favorito! 🙂 beijos,