menina-prodígio, minha fofa, chantilly de spray? nem morta! só por cima do meu cadáver! esconjuro!
pra esse pudim-bolo que publiquei, fiz a receita que segue (e sobrou, mas a gente enche o café de chantilly, essa maravilha nunca se desperdiça :D)
chantilly é uma coisa facílima de fazer, mas tem sim suas pegadinhas e dicas. me sinto ridícula dando essa receita, porque acho que aprendi a fazer isso antes de ter aprendido a tabuada do 5 🙂 nenhum demérito pra quem não sabe, por favor, sei que nem todo mundo nasce mexendo nas panelas, é que é estranho… bom, deixemos de frescura e vamos à receita 🙂
receita de chantilly de olho (só sei assim)
1/2 litro de creme de leite fresco (aqueles de lata ou caixinhas não servem)
algo entre 4-6 colheres de açúcar (se achar o de confeiteiro é melhor. eu nunca acho)
detalhe: eu gosto de tudo MENOS doce que a maioria das pessoas. experimente como fica e adicione mais açúcar se quiser
acessórios
batedeira (imprescindível. eu não tenho poder de bater isso na mão, não fica igual)
colher pra colocar o açúcar 😀
o que fazer
deixe o creme de leite no CONGELADOR por pelo menos meia hora. não é pra congelar, é que quanto mais gelado estiver (sem congelar), mais rápido fica em ponto de chantilly.
o creme de leite fresco é bem líquido, não se preocupe. parece que nunca aquele leite metido a besta vai virar chantilly, mas vira, tenha fé, amiga!
bem: coloque o creme de leite na vasilha da batedeira, coloque os garfos da batedeira dentro do creme com a batedeira ainda desligada — ah, você está achando graça, né? isso é importante! não faça como eu, que ligo a batedeira e depois coloco os garfos batendo no creme. espirra TUDO, querida, a sua cozinha fica uma beleza — e comece a bater no mínimo. vai espumar, continue batendo e tente não espirrar na cozinha toda (eu nunca consigo).
depois de 1 ou 2 minutos batendo, o creme de leite começa a parecer mais denso (e está mesmo), então pode começar a colocar o açúcar, colher a colher. aliás, esqueci essa dica: deixa o pote de açúcar no jeito ou pede pra alguém ajudar, viu? controlar o creme de leite batendo e potencialmente espirrando (*) ao mesmo tempo que tenta pegar o açúcar às colheradas pode resultar numa tragédia melequenta. já passei por isso, acredite, não é divertido limpar creme de leite batido pela cozinha, roupa, cabelo, etc.
vá botando as colheres de açúcar e batendo; o negócio vai ficando denso e começa a formar ondas, é lindo. bata mais um pouco e vai formar quase picos, é emocionante, nunca me canso de achar mágico.
e é só isso. meio litro de creme de leite dá chantilly prum batalhão. eu enchi a torta da foto ali embaixo e ainda sobrou. mas chantilly fresquinho, gente, nunca é demais 🙂
(*) detalhe: minha batedeira é de pobre, daquelas do tempo do onça e não tem aqueles suportes supersônicos pra vasilha, eu tenho que segurar a bichinha enquanto bate. vai ver por isso que eu vivo fazendo meleca 😀
e desde quando você sabe a tabuada do 5?
😉
gente, casamento é isso: jogar as coisas na cara do outro 😀
pra seu governo, senhor meu marido, eu só sei 3 tabuadas (não contando a do 1, claro): a do 2, 3 e A DO CINCO! a do 9 eu só sei se for escrevendo, porque tem aquele truque de 18, 27, sabe como? as demais eu nunca aprendi, calculo na hora até hoje. pronto, falei.
hmpf, não torne a coisa pior do que ela já é 🙂
E porquê é que às vezes ele não fica denso? Alias, comigo ele soh fica denso quando eu roubo e boto um envelopinho de um “posinho densificador de chantilly”. Mas quando não tem mais posinho… Pode ser que eu bote pouco açucar?
helena, sendo creme de leite fresco não tem como não ficar denso! pode ser que ele não esteja muito frio (o que faz o processo ficar mais demorado) ou pode ser pouco açúcar. se você colocar 4 colheres de sopa para 1/2 litro já é suficiente para encorpar!
menina-prodígio, peralá, como assim? não tem creme de leite em manaus? que esquisito! não tem laticínio aí não? 😀 agora eu tou impressionada… 😀
Santa Zel! Finalmente, alguém dá uma receita de chantilly com todos os detalhes necessários. Dica da Fugu: se o dia estiver muito quente, também ponha as pás da batedeira na geladeira antes de usar. Mergulhe a tigela numa bacia com gelo. E deixe espirrar. Vai espirrar. Aqui em casa, sempre espirra … rsrsrsrs Mas, quando faço pão, a farinha sempre voa. Quando frito ovo, o óleo espirra. Quando esfrio chocolate no mármore, sempre pinga. Cozinha é prazer, mas também lambança. O jeito? É rir, lamber e limpar mesmo. beijo você, querida!
Uh, linda receita. Meio complicada pra quem não tem batedeira, hohoho, e mais complicada ainda pra quem mora em Manaus, onde não existe creme de leite fresco.
Mas eu juro pra você que um dia, um dia, eu vejo o creme formando ondas.
Tem creme de leite de latinha, de caixinha, até aquela caixa em forma de teta, mas creme de leite fresco, é impossível de achar. Nem em loja chique, nem em supermercado de japonês, importado, nada. E olha que de loja chique Manaus é cheia.
Welcome to [real] Brazil. 😀
Vou tentar fazer com aqueles “chantineve”, ou coisa parecida, e ver se quebra meu galho. CLARO que o chantilly caseiro é mais legal, mas limitações logísticas são imperiosas…
E você devia vir conhecer Manaus, ah, devia.
Zel, eu adorei a receita mas tem dois problemas. Nem tenho batedeira e também não consigo achar o creme de leite fresco. Acho que eu estou procurando no lugar errado 😀
Moro em Joinville/SC mas em Fortaleza/CE também já tinha procurado e nada.
Fica normalmente onde, na seção de enlatados junto com o creme de leite de caixa ou lata?
Ajuda aí… hehehe
Beijim
eu sempre acho creme de leite fresco na seção de iogurtes e manteigas do supermercado. a embalagem parece aquelas de leite “tipo A”, toda bonitinha. fica no freezer mesmo, o troço é de geladeira 🙂
quanto a manaus, eu vou, sim, porque 2 dos meus amigos mais amados moram lá. não posso perder (só não sei quando será)
fugu, eu faço sempre a maior meleca na cozinha. já não esquento mais com isso… é até gostoso!
beijo a todos!
Zel, no meu chantilly eu ponho mel inves de acucar. uma desgraceira total! 😉
beijos,
Uia!
Eu também não sei todas as tabuadas, também faço as contas! *hahahahaha*
Minha mãe – o “gênio” da cozinha que não frita nem ovo direito – disse que já conseguiu fazer manteiga tentando fazer chantilly….
Caracas ! Guria, primeiro temos que padronizar nossos igredientes, o que você chama de “leite fresco” pra nós aqui do sul é Nata! Então, a nata é densa, cremosa, mesmo assim segui as suas instruções, coloquei 7 colheres de açucar e deixei mais um minuto batendo, quando fui ver o chantilly, ele estava todo coagulado e liquido ! Minha noiva me disse que quando se bate demais ela vira manteiga !!, além disso a massa ficou muito baixinha, acho que a minha forma era muito grande…
Coloquei mesmo assim e tentei comer, mas aquele creme embolotado matou meu tesão, além disso ficou doce demais ! vou remove-lo e fazer um brigadeiro pra por em cima..
🙁
Me matei de comer chantilly nesse fim de semana, lembrei muito de vc!! 🙂
Tudo por conta da pastelada que eu fiz aqui em casa… Varios pasteis assados no forno com recheios malucos, com destaque pro pastel de maçã com calda de vinho do porto, acucar e canela! 🙂
Bjs
será que não exite creme de leite fresco sem ser a nata aqui no Rio grande do Sul porque gostaria de fazer um chantily diferente.
Não testei esta receita, mas pode dar certo!!! Vejam!!! Ensina a FAZER o creme de leite fresco!!!
Creme de Leite Fresco / Chantilly Caseiro
Está uma boa opção para o preparo de coberturas e recheios.
1/4 de pacote gordura vegetal
6 colheres de sopa de leite em pó
100 g manteiga sem sal
2 xícaras de chá de água fervendo
2 gemas
2 colheres de açúcar de confeiteiro
No liquidificador coloque todos os ingredientes (menos o açúcar de confeiteiro) e bata por 5 minutos sem parar.
Obs: Tomar cuidado ao colocar a gemas, perigo de cozinhar com a água quente, melhor colocar enquanto está batendo
Colocar na geladeira por 24 horas
Assim está pronto o creme de leite fresco, acrescentando o açúcar de confeiteiro estará pronto o chantilly.