ai meu deus, aprovaram a maldita reforma ortográfica para 2008! eu não sou estudiosa do assunto e minha opinião é totalmente emocional, mas odiei com todas as forças.
veja aqui o que muda. o que eu não entendi ainda é: por que aboliram os acentos diferenciais? eles eram úteis, meu deus!
*pi-pi-pi-pi*
Também odiei o fim dos acentos diferenciais. E enjoo? “Endjú” (rs)? Agora terei de me esforçar para não ficar como “as pessoas velhas” da minha infância, que escreviam “dôce” e afins. :o)
Oi Zel, aqui é sua comentarista hiper-metida que casou na França e coisa e tal. Viu como eu já prendo a usar o hífen corretamente? Eu não sou fraca não!
Olhe, se há uma estimativa de 2 anos pro povo aprender essas novas regrinhas, o que será do povo que não sabe usar um computador, Zel???
É o caös! : )
Magoei, em partes.
Eu acho tão lindo quem sabe escrever os verbos no plural, acentuando…e agora…mÓrrÉu!
Mas eu A-M-E-I saber que meu nome faz parte do alfabeto. Eu me sentia excluída!
Desde que eu aprendi a escrever meu nome, tenho as letras K e Y no MEU alfabeto. O fato de não ser oficial na língua portuguesa dói sabe…agora sou uma pessoa incluída!
E agora, como vou saber se alguém está falando pára ou para?
Zel, só rindo pra não chorar. Em um país com o déficit educacional como o nosso, uma reforma ortográfica que, além de não ajudar quem não sabe a aprender, ainda cria problemas para os poucos que haviam aprendido. Vc já imaginou, os livros todos com ortografias defasadas, todo o mundo perdido no assunto. E o pior é o argumento de que a reforma é para “dar um passo fundamental na unificação ortográfica dos países lusófonos”. Mas aí a gente vê os países que subscreveram a reforma: Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe!!! É muita vontade de arranjar sarna pra se coçar!!!!
agora me sinto aquelas pessoas velhas que escreviam na grafia anterior à nossa e achava que era totalmente desnecessário.
beijo, lindona.
nem me fala, zelumba, aboliram as unicas coisas que eu sabia, meu pai. agora é que eu anarfo de vez. ah, hoje tive uma experiencia surreal lá praquele trem que estamos escrevendo, é algo que TEM que constar, pq é foda.
ké *HAHHAHAHAHHAHHA* ôooo tadinha… agora passou, tá? seu nome já é em português padrão 😀
eu serei uma senhora que escreve “pára” e “têm”. quero que se foda 😀
Bom, me disseram que isso só entra em vigor se os sete países assinarem o acordo, e diz que Portugal não quer assinar. Mas foi só o que eu ouvi, não sei se realmente é verdade.
Mas pra quê tirar a trema? Sem falar que tirar o acento dos verbos no plural pode gerar ambiguidade em alguns casos.
São mudanças burras ¬¬
ah, eu idem! onde já se viu? “infrassom”? “antissemita”? ora façam-me o favor! podem me chamar de sra. português arcaico! (rs) 🙂
eu nem vou comentar essa atrocidade que fazem com o que a gente acha que é certo desde que nos entendemos por gente…
mas eu vim aqui mesmo pra deixar o link do pdf do “o segredo” que achei por acaso http://www.esnips.com/doc/ae3a9974-5bfb-4094-b782-40f0ce9019c2/O-Segredo
beijinhos
bueno, eu passei a infância com a coleção do Monteiro Lobato véia herdada do meu pai, de modo que já escrevi muito dôce mesmo sem ter idade pra isso (e tou aqui me sentindo entrando na SEGUNDA reforma ortográfica da minha curta vidinha, aiai).
Acharei tão estranho começar a escrever “ideia”, como se a palavra rimasse com “meia”… E a pobre trema, que deixará de existir? Será a mártir dessa reforma ortográfica!