imagem não é nada

atenção: post com alta densidade de jargão, porém todos com links explicativos.

**

vocês já ouviram falar de uma tal de web 2.0? não? não perderam nada, não faz a menor diferença, e eu explico.

essa nova versão nada mais é que a web do jeito que a conhecemos hoje, depois de 12 anos sendo utilizada pela população mundial. quem usa internet desde aquela época — eu sou da época do telnet e do gopher — sabe muito bem o quanto as interfaces, a tecnologia e a forma de usar essa mídia mudou e evoluiu.

essa evolução foi natural e gradual, e aconteceu graças à disseminação do conhecimento sobre a tecnologia usada (html, php e outras), facilidade de uso da mídia sem grandes custos e principalmente graças às demandas de usuários acostumados com tecnologia e que dominam esse assunto. nos primeiros anos de uso de internet você só encontrava pela rede os nerds ou geeks (entre os quais me incluo, afinal fui programadora por muitos anos) que encontraram na internet uma forma de trocar informação e exercitar seu lado inventivo. não se iluda: quem transformou a internet no que ela é hoje não foram as donas de casa consumidoras e nem os homens de negócio, foram os nerds.

atividades colaborativas, alto grau de customização e estabelecimento de comunidades são características da internet desde o seu mais tenro início, graças ao perfil dos usuários de então. só pra dar um exemplo, eu mesma participei em 1995/6 de uma comunidade de jogadores online que testaram o meridian 59 (provavelmente o primeiro jogo multiplayer 3D via web lançado no mundo). isso pra não falar das listas de discussão, foruns e tantas outras formas de se divertir e trabalhar online que existem desde então.

doze anos depois as coisas evoluíram, como é apenas natural, e as possibilidades de customização e colaboração são imensas. isso não quer dizer, porém, que existe uma nova versão da web, isso é golpe de marketing pra nego ganhar dinheiro dando consultoria em web 2.0! aliás, se alguém se diz consultor ou especialista em web 2.0, ria dele e saia correndo, é roubada.

qualquer profissional sério que trabalha com web está ligado na dinâmica da internet e todas as oportunidades e características dessa mídia. se precisa de ajuda para usar o que existe de melhor em tecnologia web, procure um profissional experiente nessa área, não se deixe enganar pelos neo-especialistas.

o que há de novo em termos tecnológicos e que afeta a web é a internet 2, essa sim uma evolução da tecnologia das redes que sustentam a internet. desconfio inclusive que os oportunistas aproveitaram o número “2” dessa evolução que é real pra batizar essa evolução fabricada, criar uma nova buzzword e ganhar uns trocados!

**

não é impressão sua, esse post é uma revolta nerd, sim. fico puta da vida vendo espertinhos que não entendem picas de tecnologia tentando ganhar dinheiro às custas da ignorância alheia. quer chamar a velha e boa internet de web 2.0, chame, mas saiba que é golpe de marketing. estamos falando é dessa web aí que você usa todo dia, e estamos conversados.

0 comments to “imagem não é nada”
0 comments to “imagem não é nada”
  1. virge maria, eu havia escrito um email revoltadíssimo para meus amigos há umas 3 semanas atrás e entre tantas coisas eu reclamei muito da propaganda em cima da “web 2.0”.

    Legal saber que não sou o único louco que não gostou da forma que isso vem sendo tratado ^^

    Outra coisa que reclamei foi sobre a superutilização do xml, da um bom texto também ^^

  2. nossa! esclareceu muita coisa por aqui… eu, que não chego a ser nerd mas gosto muito de fuçar, jamais pagaria algum especialista de web pra me explicar qualquer coisa… a internet democratizou muita coisa… é só procurar que a gente acha a informação que precisa. 😉

Deixe um comentário