eu nem sabia que essa expressão existia, mas quando li este artigo sobre modos de atenção me identifiquei imediatamente com vários deles. a autora discute os diferentes tipos (atenção completa, parcial e multi-tarefa) e algumas conseqüências no nosso comportamento e nos relacionamentos.
uma coisa que me chocou foi um parágrafo que começava assim: RESPIRE. e eu percebi que estava mesmo segurando a respiração! preste atenção em você mesmo quando estiver lendo ou escrevendo emails. impressionante.
outra coisa interessante: o impacto do uso da comunicação eletrônica móvel nos relacionamentos é enorme. as pessoas se encontram ao vivo e ficam boa parte do tempo concentradas nos seus aparelhos, seja atendendo ligações (enquanto os outros ali, ao vivo, ficam com cara de tacho), respondendo mensagens de texto ou lendo/respondendo emails.
lembram que eu já falei aqui sobre etiqueta de uso de celular? pois parece que não sou só eu que percebi que tem alguma coisa muito errada com a forma que as pessoas usam a tecnologia… 🙂
hmm…
Além dos celulares, me incomoda essa onda fotomaníaca meio exagerada, das pessoas fotografando (ou pior, SE fotografando) compulsivamente em vez de interagirem com o ambiente e umas com as outras. Eu sempre achei que a chata anacrônica dessa história era eu, mas… Bom, vou ali ler o artigo e já volto.
então veja esses cartões…