fiz um jantarzinho simples e fácil ontem, e como ainda está fresco o processo, aproveito pra registrar e dividir com vocês. eu dou receitas aqui, então pode não parecer, mas tenho bastante dificuldade com quantidades e métodos, sou um tanto caótica na cozinha e improviso muito.
stronogoff de camarão
ingredientes
1/2 kg de camarão limpo, pequeno
200g de champignon em conserva (pode usar fresco, se quiser)
1/2 cebola grande picada
1/2 dente de alho picado
1 colher de café de gengibre fresco picado
1 lata/caixinha de creme de leite
1 colher de chá de farinha de trigo
1 pitada generosa de pimenta caiena ou pimenta do reino
1 pitada generosa de cominho em pó (opcional)
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
1 colher de sopa de molho de ostra (opcional)
azeite para refogar
sal a gosto
utensílios
tábua de cortar e faca de legumes – para os picadinhos 🙂
1 xícara e 1 colher de chá
vasilha para temperar o camarão
panela média
como fazer
tempere o camarão com a pimenta (caiena / reino) e o limão e reserve. fatie os cogumelos (a espessura depende do gosto; eu gosto mais pedaçudo :)) e reserve.
coloque na xícara a farinha e misture 1 dedo de água fria. misture bem, até formar uma pastinha (deve ficar como um mingau molinho).
aqueça o azeite na panela e junte a cebola, alho e gengibre. refogue até dourar de leve e junte os champignons em fogo alto. deixe aquecer bem e junte os camarões. adicione o cominho em pó, o molho de ostra, coloque sal a gosto (experimente antes, o molho de ostras é salgado) e misture bem todos os ingredientes. atenção à cor do camarão: quando ele ficar rosado abaixe o fogo para o mínimo. verifique se tem uma quantidade boa de caldo (deve cobrir a mistura toda, no mínimo); se estiver seco, coloque 1/2 xícara de água e adicione o mingau de farinha, misturando sempre até incorporar.
atenção: eu coloco o mingau de farinha porque gosto do molho denso. se você prefere o molho mais fininho, mais aguado, não coloque a farinha e siga adiante.
muita calma nessa hora: ao colocar a farinha, o caldo engrossa. não pare de mexer e deixe chegar ao ponto que gostar. lembre que ao adicionar o creme de leite esse caldo vai afinar.
desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture bem. verifique o sal, ajuste se precisar, e está pronto.
eu servi com arroz de jasmim escorrido, o meu preferido, batata palha (eu compro pronta) e salada.