muito fácil e muito bom – experimente 🙂
ingredientes
1 xícara de açúcar (para a calda)
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (meça na lata de leite condensado)
3 ovos
1 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de café solúvel dissolvido em um tico de água (só pra não ficar grãozinho)
utensílios
panela pequena para fazer a calda
colher de pau para a calda
forma de pudim (aquela com furo no meio)
forma grande e alta (que caiba a forma furada dentro) para fazer o banho-maria
liquidificador ou fué (batedor de ovos)
como fazer
comece com a calda: coloque na panela o açúcar em fogo médio (observe com cuidado) e deixe derreter. não é preciso mexer, vai prestando atenção, o açúcar muda de cor e derrete. ao derreter, coloque 1 xícara de água e deixe misturar (agora pode mexer) até que fique uma calda líquida porém não aguada. tem um jeito de saber se está bom: coloque a colher na calda e tire devagar, puxando a colher para o alto, pra formar um “fio”. se a calda formar fio bem fino e quase secar, está pronto. cuidado pra não queimar, hein?
enquanto faz a calda, deixe a forma furada à mão, porque quando a calda estiver no ponto você deve jogá-la rapidamente na forma e espalhar. você pode espalhar com a colher, recobrindo toda a superfície interna da forma (inclusive a parte em volta do furo!) ou pode fazer como eu: jogue a calda toda dentro da forma e vá virando a bichinha pra todos os lados, espalhando. tem um detalhezinho aqui: se a calda estiver meio dura, vai ser um inferno de espalhar; se estiver muito mole, vai juntar tudo no fundo! acertar o ponto da calda é uma arte, a gente só pega jeito com o treino (e mesmo assim às vezes erra). não desanime: mesmo que a calda não fique perfeita o pudim não vai ficar ruim.
agora deixe a forma lá esfriando e faça o pudim: bata os ovos, o leite e o leite condensado até misturar bem (para um pudim de leite normal, você pára aqui e manda pro forno). junte o chocolate em pó e o café, misture muito muito bem e coloque o líquido na forma caramelada.
o banho-maria. você não sabe o que é? vou explicar: é quando você cozinha usando a água para manter o cozimento lento e uniforme (veja a definição aqui). faça assim: coloque água na forma maior (metade dela costuma ser suficiente) e então coloque a forma furada.
leve ao forno médio por cerca de 1 hora e meia, vá prestando atenção às bordinhas do pudim. pra ver se está bom, espete um palito de madeira – quando sair seco é porque está bom!
Eu faço parecido, mas coloco mais café e menos cacau. E sempre erro o ponto da calda!
Ah, parabéns pela casa nova.
Zel, sabe que no pudim de leite eu acrescento uma ou duas colheres de sopa de queijo ralado.. aquele bem baratinho de pacote. Fica muito bom! Experimente e depois me conte. Bisous
zel, quando faço pudim de leite sempre coloco papel alumínio por cima pra nao respingar agua do banho maria. esse precisa levar tb?
(só de ver essa foto do pudim já me deu vontade de experimentá-lo aqui em casa!)
beijo!
zel: eu não coloco papel alumínio, mas tenho certeza que não faz mal colocar 🙂
Opa! Vou passar pra minha sogra. hahahahaha
Zel isso é uma orgia alimentar, rs!
Receita anotada para ser feita no domingo!
Beijos