eu inventei essa receita totalmente da minha cabeça pro almoço de páscoa, e preciso admitir sem modéstia alguma que ficou espetacular. além de ser facílima, confiram (serve 4 pessoas que comem pouco ou 2 que comem muito :)):
ingredientes
6-8 folhas de massa de lasanha pré-pronta (aquelas que vão direto pro forno). eu usei barilla
1 maço médio de escarola
1 colher de chá de alho picado
óleo de soja para refogar
sal e pimenta a gosto
350g de queijo gruyère ralado grosso
+ ou – 6 conchas de molho bechamel ralo, deve dar 3 copos de requeijão mais ou menos (**)
parmesão ralado para gratinar (a gosto. eu uso pouco)
utensílios
faca para picar a escarola
tábua (se precisar) para picar a escarola e o alho
travessa refratária média para assar a lasanha
frigideira / panela para refogar a escarola
colher / garfo para mexer
concha para dosar o molho bechamel
modo de fazer
lave e pique a escarola fina, para refogado (enrole as folhas no sentido do comprimento, como um charuto, e corte a partir da ponta). aqueça o óleo e refogue o alho. quando estiver começando a dourar, coloque a escarola, tempere com sal e pimenta e mexa rapidamente. não deixe evaporar a água, ela não deve ficar seca. reserve.
coloque no fundo da forma refratária 2 conchas de molho bechamel bem cheias e 2 folhas de massa de lasanha por cima (se você tiver sorte com o formato da travessa como eu tenho, vai dar direitinho. senão, você improvisa :)). coloque uma camada de escarola suficiente para cobrir a massa (deve ser metade do total), coloque o gruyère ralado por cima (1 dedo de altura, mais ou menos).
repita essa operação (bechamel, massa, escarola, queijo) e por cima coloque mais 2 folhas de massa, o restante do molho bechamel e o parmesão ralado.
leve ao forno por 20min e está pronto. juro.
**
(**) você não sabe fazer molho bechamel? tem um milhão de receitas na internet, mas eu faço assim (a quantidade é pra essa receita):
ingredientes
1/2 litro de leite desnatado
2 colheres de sopa de manteiga (prefiro essa) ou margarina
2 colheres rasas de farinha de trigo
sal a gosto
1 pitada de noz moscada (essencial!)
utensílios
panela pequena
colher de pau
modo de fazer
derreta a manteiga em fogo baixo, adicione a farinha e misture bem até incorporar. nota: a cor dessa mistura vai depender de quanto você cozinhar até colocar o leite – quanto mais tempo deixar, mas escura fica essa “massa” e mais amarelado/forte fica o molho. para a lasanha eu deixo bem clarinho.
aos poucos, misture o leite à mistura de manteiga/farinha e incorpore muito bem para eliminar os caroços que sempre aparecem (pode usar o batedor de ovos, funciona legal), mantendo o fogo baixo.
coloque sal e noz moscada e mexa, cuidando para não grudar no fundo. atenção ao ponto: para esta lasanha, deixe ralo como uma sopa. para outros usos (como suflê, por exemplo), é preciso encorpar mais o molho.
Zel, vc é imbatível pra dar receitas. Eu quase vejo o prato fumegando.
beijos!