eu simplesmente adoro esse prato, por mais pesado e tosco que ele pareça. feijão é um dos alimentos que mais adoro na vida, e quando se junta com carne moída, tomates e pimenta… ahhh, deus.
eu adorei nosso chili (eu só fiz o feijão, o fer fez o resto todo), mas acho que poderíamos ter exagerado mais um pouco na pimenta. seguramos a mão por causa das crianças, e no fim nenhuma delas comeu o chili 🙂 na próxima, muita pimenta!
ingredientes (pra 20 pessoas)
(feijão)
1kg de feijão vermelho (tem receitas que recomendam mais 1/2kg de feijão para esta quantidade de carne. faça como preferir :))
1 colher de chá de tomilho
1 folha de louro
1 colher de sopa rasa de sal
(carne)
1,5kg de carne moída
óleo, azeite ou manteiga
2 cebolas picadas
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de cominho em pó
1/2 colher de chá de manjerona
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 pimentões vermelhos picados
3 latas de tomate pelado, com o caldo
1/2 maço coentro picado
1 colher de sopa de páprica doce
pimenta chili seca (3 pequenas) ou 2 pimentas dedo de moça
sal e pimenta do reino a gosto
utensílios
tábua / facas para picar coisas
colheres de sopa e chá para medir
panela de pressão (tem medo? leia esse post)
panela grande para o chili
vasilha para deixar o feijão de molho
modo de fazer
prepare o feijão: ferva 1 litro de água com a colher de sal e jogue sobre o feijão já limpo e escolhido. deixe 30min, escorra e lave. (a água com sal mantém a casca do feijão mais dura, ajuda a não desmanchar depois quando misturar à carne)
coloque na panela de pressão o feijão, 1 folha de louro e 1 colher de chá de tomilho. cubra com água até 2 dedos acima do feijão e coloque no fogo. quando a panela chiar, conte 15min, abra e experimente o feijão, ele deve estar cozido mas ainda firme quando se morde. se ainda estiver cru, deixe mais 5min (comece a contar quando a panela chiar!)
reserve o feijão.
a carne: refogue a cebola e o alho no azeite, óleo ou na manteiga como preferir. adicione o cominho, manjerona e o cacau e mexa. acrescente a carne e refogue bem, até ficar soltinha. acrescente os tomates, os pimentões e a páprica, misture. prove e coloque sal e pimenta do reino a gosto, e finalmente coloque metade da pimenta vermelha.
cozinhe por pelo menos meia hora, mexendo de vez em quando. vá provando o sal e a pimenta e acerte conforme o seu gosto.
depois de meia hora, adicione o feijão (sem o caldo) e depois adicione o caldo do feijão se a mistura estiver seca. cuidado para não mexer demais nesta fase, os feijões devem ficar inteiros!
cozinhe por mais 15min, ajuste sal e pimenta, coloque o coentro e sirva com o que preferir: tacos, tortillas, doritos, arroz, guacamole ou todos os anteriores 🙂
dica: eu adicionei à carne moída uma carne de panela que tinha em casa. vi algumas receitas que incluem costela e outras “carnes de segunda” como complemento, e acho que faz diferença.
Estou anotando tudo, eu e o marido queremos fazer todas essas receitas.
Ótimas todas as receitas.
Farei o chilli nessa semana. O bolo deve ser divino… vou deixar pra fazer no feriadão.
Bjs
Esse é meu favorito de todos!!
Acompanhado dos “doritos”,aqueles sem tempero, então…Aff!
Valeu pela receita. E se você ensinar a fazer os doritos, aí é que me acabo mesmo!!
Minha flor, as fotos são lindas mesmo, dê parabéns a quem as fez. Saudade de você e da comida maravilhosa que sai das suas mãos. Cheiro no Fer e afeto do Gabis.