eu adoro polenta. pra mim é comida de escola municipal, pra comer no prato fundo de plástico azul escuro, e de colher. comida de frio, pra deixar a barriga quentinha.
ingredientes
1 litro de água
1/5 quilo de fubá ou polenta pré-pronta
2 tabletes de caldo de carne (opcional. se não quiser usar, coloque 2 colheres de óleo ou azeite)
1 folha de louro
1 colher de sopa de cebola picadinha
sal e pimenta a gosto
utensílios
1 panela grande e funda com tampa
colher de pau
como fazer
coloque na água todos os temperos – óleo ou caldos de carne, sal, folha de louro, pimenta e cebola – e deixe ferver. adicione o fubá aos poucos, derramando e mexendo ao mesmo tempo para evitar empelotar. mexa bem, até começar a engrossar e borbulhar.
nesse ponto, todo cuidado é pouco porque a polenta espirra e queima de verdade (eu me queimei feio dessa vez com 1 único pingo, fez bolha e tudo).
tampe e deixe cozinhando em fogo baixo por 25 a 30 minutos se quiser mais cremosa. se quiser polenta “de cortar”, pode deixar 40 minutos.
para servir a polenta cremosa, basta um prato fundo, molho e muito queijo. a polenta de cortar precisa colocar na forma e esperar esfriar um pouco.
Pra mim polenta é comida de casa de vó portuguesa – polenta firme, de cortar, fritinha e coberta com molho de tomate com carne moída, ou linguica. Hmmmmmmmmmmmmmmm!