1 mês, 30 livros: day 26, a book that makes you fall asleep

afe, mas são assim MUITOS. quase todos, ler me dá soninho bom, é como um descanso pra mente, e por isso gosto de ler antes de dormir. quando começo a ter que repetir os parágrafos é sinal que tá na hora 🙂

mas tem que escolher 1, então vou escolher os sertões de euclides da cunha. jesus, que livro chaaaaato. interessante e importante, sim, mas chato demais.

“Do alto da Serra de Monte Santo atentando-se para a região, estendida em torno num raio de quinze léguas, nota-se, como num mapa em relevo, a sua conformação orográfica. E vê-se que as cordas de serras, ao invés de se alongarem para o nascente, medianas aos traçados do Vaza- Barris e Itapicuru, formandolhes o divortium aquarum, progridem para o norte. Mostram-no as serras Grande e do Atanásio, correndo, e a princípio distintas, uma para NO e outra para N e fundindo-se na do Acaru, onde abrolham os mananciais intermitentes do Bendegó e seus tributários efêmeros. Unificadas, aliam-se às de Caraíbas e do Lopes e nestas de novo se embebem, formando-se as massas do Cambaio, de onde irradiam as pequenas cadeias do Coxomongó e Calumbi, e para o noroeste os píncaros torreantes do Caipã. Obediente à mesma tendência, a do Aracati, lançando-se a NO, à borda dos tabuleiros de Jeremoabo, progride, descontínua, naquele rumo e, depois de entalhada pelo Vaza- Barris em Cocorobó, inflete para o poente, repartindo-se nas da Canabrava e Poço-de-Cima, que a prolongam. Todas traçam, afinal, uma elítica curva fechada ao sul por um morro, o da Favela, em torno de larga planura ondeante onde se erigia o arraial de Canudos – e daí para o norte, de novo se dispersam e descaem até acabarem em chapadas altas à borda do S. Francisco.”

ZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzz.

One comment to “1 mês, 30 livros: day 26, a book that makes you fall asleep”
One comment to “1 mês, 30 livros: day 26, a book that makes you fall asleep”
  1. Salve, Zel! Sou amiga da Denize e às vezes dou uma espiadela por aqui. Admiro muito sua lucidez e objetividade. E, com seu comentário sobre os Sertoes, lembrei-me do meu avo que sempre dizia que ” Euclides da Cunha escreve muito bem…a pena e que nao tem assunto!!!”

Deixe um comentário