sou fã de bolos, a essa altura vocês já devem ter percebido. adoro experimentar coisas novas, e adoro doces com fruta. aí ganhei uma receita deliciosa de uma amiga querida que recomendo demais.
ela é facílima (10 minutos de preparo. juro!) e menos de 30min de forno médio, na minha casa. detalhe incrível: não vai açúcar e nem farinha de trigo.
duvida? teste, e depois venha aqui me agradecer 🙂 pra vocês terem ideia, o fer que é completamente formigão (e detesta receitas naturebas), amou. bem, o otto ama tudo e nem conta como referência.
ingredientes (receita pequena, dá uns 8 pedaços pequenos)
– 2 bananas nanicas BEM maduras, quase estragando (quanto mais madura, mais doce. eu usei da prata, e não tava muito madura, porque é o que eu tinha. aí coloquei o mel pra compensar)
– 1 xícara de aveia
– 1/2 de xícara de óleo
– 2 ovos inteiros
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1/2 xícara de uvas passas pretas
– (opcional) 2 colheres de sopa de mel
– (opcional) 1 colher de café de canela (eu coloquei e coloco sempre, porque amo)
– (opcional, para experimentar) eu colocaria castanhas picadinhas também, de preferência de caju mas acho que qualquer uma ficaria boa. não coloquei porque o marido não é fã
utensílios
– liquidificador
– forma inglesa (aquela de pão de forma) ou outra forma pequena (se for duplicar a receita pode usar forma maiorzinha)
– colher e xícara pra medir
– vasilha pra misturar
modo de fazer
unte e enfarinhe a forma (eu sempre enfarinho, mas acho que pra essa receita só untar funciona, o bolo é bem sequinho), reserve.
bata no liquidificador os ovos, a banana e o óleo (e o mel, se for usar). adicione então a aveia e a canela, bate bem. misture à mão, na vasilha, as passas (e castanhas, se for usar) e o fermento. incorpore bem, coloque na forma e asse em forno médio por cerca de 30 minutos. atenção: 30min no meu forno QUASE queimou. fica de olho, quando dourar já testa e tira, ok?
update (out/13): experimentei uma mudança e gostei muito. forrei a forma de bolo com uma camada de mel e bananas cortadas, até cobrir tudo, e coloquei a massa do bolo por cima. fica como uma calda de açúcar, e a banana cozinha e gruda na massa. achei incrível! pra quem não gosta de muito doce não recomendo, porque fica BEM docinho 🙂
fica assim e é delicioso:
hmmm… adorei! Vou fazer hoje à noite mesmo (trabalho fora durante o dia). Perfeito pra minha tentativa de vida natureba, evitando glúten e lactose (inspirada pela dieta detox da Denize, resolvi ir mais além). Difícil achar uma receita simples de pão ou bolo sem glúten! Bjks
E tenho umas bananas quase estragando lá em casa, que estavam me preocupando! 😉
(odeio jogar comida fora)
Fiz, adorei e tô vindo aqui para agradecer. =)
Como não tinha fôrma inglesa, dobrei a receita. O meu liquidificador aguentou o tranco (a massa fica bem densa).
Misturei as castanhas e o fermento no copo mesmo, porém batendo à mão, e funcionou. O bolo ficou até mais fofo do que aparece na foto!
Ele é bom para quem não gosta de muito doce, porque mesmo colocando as bananas maduras E o mel ficou suave. Quem é formiga pode caprichar nas passas ou nos recheios, coberturas etc.
Muito bom! Fácil, rápido para preparar e fica macio! Eu tinha aveia em flocos finos, que parece uma farinha mais grossa, então ao invés de bater no liquidificador, eu misturei ele na mão. 😀