juro que não sei por que chamam de “bread”, porque a verdade é que todos esses “banana bread” são bolos. mas seja qual for o nome eu sou super fã de banana bread de forma geral, e essa receita em especial faz um bolo que é de comer ajoelhado. muito fácil de fazer e sucesso absoluto pra quem gosta de chocolate, recomendo demais.
usei cacau e chocolate belga, que não sou besta, e sempre chocolate amargo. ficou bem intenso e doce na medida pra mim e pra família (mas se gostar de coisas mais doces, use chocolate ao leite).
traduzo e mantenho aqui como meu livrinho de receitas, mas a receita original é aquela ali de cima.
ingredientes
3 bananas médias bem maduras (eu usei 5 pequenas)
1/2 xícara de manteiga derretida (115g)
3/4 de xícara de açúcar mascavo (145g)
1 ovo grande inteiro
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento de bolo
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de canela (opcional. não usei e não fez falta)
1 xícara (125g) de farinha de trigo
1/2 xícara (170g) de cacau em pó (sem açúcar)
1 xícara de chips / pastilhas de chocolate (usei amargo, 75%)
utensílios
vasilha para misturar; peneira; garfo; colher; xícara; forma inglesa (fiz numa furada por medo da minha forma inglesa ser pequena, mas não é, o bolo não cresce muito).
modo de fazer
pré-aqueça o forno a 180C, unte e enfarinhe a forma e reserve.
amasse as bananas, adicione a manteiga, o ovo, a baunilha e o açúcar e misture bem. peneire os secos (farinha, cacau, sal, fermento e canela, se for usar), e adicione à mistura úmida, somente o suficiente para homogeneizar. adicione então as pastilhas/chips de chocolate, coloque na forma e asse a 180C por 40-60 minutos. atenção ao cheiro, que fica bem intenso quando está pronto. teste com um palito, que deve sair seco (mas o chocolate derretido das pastilhas vai aparecer eventualmente, embora a massa esteja seca).
deixe esfriar um pouco e desenforme. coma ainda quentinho ou em temperatura ambiente.