Essa semana o Feysse me lembrou que há 4 anos eu era CONTRA cotas na Universidade e em qualquer lugar, porque achava que era uma medida paliativa, e mais valia (ops) investir na solução da causa.
Graças a pessoas que discordaram de mim eu fui procurar dados, fatos e descobri que cotas são uma excelente (e comprovada) forma de acelerar mudanças sociais. Com mais negros se formando, há mais negros nas empresas, na liderança, mais exemplos, mais espaço. O mesmo vale pra mulheres. E deficientes. E todas as minorias.
Tem que trabalhar as causas? Claro que tem. Mas se for nessa linha, a mudança demora SÉCULOS. As cotas forçam a diversidade, e adivinha: diversidade ajuda a ter mais diversidade. Representatividade aumenta a auto-estima, mostra que as pessoas podem chegar lá. Quando a diversidade é grande, as pessoas aprendem pela vivência que ser diferente não é um problema, e aceitam melhor, acolhem.
O mundo melhora.
Sou muito feliz por conseguir mudar de ideia, e me tornar uma pessoa melhor. Ver esse meu post (do qual hoje discordo) me mostra que sou capaz de ser cada vez melhor. Fiquei orgulhosa de mim <3
(E grata aos amigos que discordaram de mim! Muito amor por vocês)