Ontem passamos pelo centro de SP, pra ir numa loja da Sta Efigênia. Parecia cena de Walking Dead — as lojas todas fechadas, lixo por toda rua e pessoas seminuas andando pelas ruas. Policiais com cavalos de plantão, e comerciantes (e nós) apavorados sem saber o que fazer.
Enquanto eu comprava o que precisava o dono da lojinha me contou que estava fechando e mudando pra outro lugar porque não conseguia mais ficar ali com tanto medo. Na rua toda só 3-4 lojas abertas. Parecia apocalipse zumbi.
Na Av Paulista, passamos pelo Trianon e o parque está inteiro cercado por barracas, humanos e animais em condições precárias, tudo com a riqueza da região ao redor. Moradores de rua em todos os lugares, barracas ocupando as calçadas e as pessoas (e nós) fingindo que tá tudo normal.
Não tá. Como as coisas chegaram a esse ponto em menos de 4 anos? É verdade que o mundo todo entrou em recessão graças à pandemia, mas o que eu vi foi apavorante. O que será dessas pessoas? Crianças, idosos, famílias todas morando na rua.