Hoje completo 2 anos de audiobook. No dia 2/2 de 2021 comecei a ouvir livros, e sigo até hoje com muita alegria ouvindo todos os dias antes de dormir.
Comecei porque queria ouvir alguma coisa caminhando e achei que seria um bom jeito de me empolgar, e é mesmo. Apesar de ser caro (custam o dobro ou mais do que comprar pra Kindle por exemplo), pago com todo prazer e admiro demais o trabalho de narração.
Comecei com Duna (1965), livro que já li e reli pelo menos 3x, porque não sabia se seria fácil de acompanhar em inglês. Foi fácil e é uma delícia porque o narrador é espetacular.
Depois de 2 anos, estou lendo o 22o livro (23o, se contar uma coletânea de contos que também li), o mais recente da saga e último antes de voltar a Duna.
A série original de Frank Herbert começa com Duna e termina com Chapterhouse: Dune (1985). Os 2 livros que finalizam a história foram escritos pelo filho dele e outro escritor, com base nas notas do próprio autor encontradas muitos anos depois. O final é tão surpreendente e ligado ao passado do universo, que decidi ler em ordem cronológica, e fui para o Butlerian Jihad e aqui estou, sofrendo porque estou chegando ao fim de tudo que existe pra ler nesse universo tão lindo.
Vocês sabiam que Star Wars (e outros) são muito baseados em Duna? O livro é genial e eu realmente amei o último filme. Aliás amei tudo que já foi feito sobre ele.
Não posso recomendar o suficiente essa saga. É gostosa de ler, muito cheia de referências de história, religião, política e ciência, e os personagens são apaixonantes.
Em breve me despeço dessa longuíssima história que atravessa milhares de anos e ainda assim é uma trama tão bem desenhada.