Neste mês de setembro amarelo eu quero lembrar que falar sobre terapia, sobre saúde mental, sobre o apoio de remédio para ajudar com doenças mentais crônicas é fundamental.
Faço terapia desde 2002, com pausa de alguns anos. Atualmente faço mensalmente, mas a maior parte do tempo fiz semanalmente. Não consigo imaginar nenhuma atividade mais importante para minha saúde mental que a terapia. Eu faço terapia comportamental, a que melhor funcionou pra mim, e com resultados muito rápidos.
Aliás, já notei que tem alguns tipos de preconceito em relação a fazer terapia:
- quem acha que terapia não serve pra nada, que é “lenda”
- quem acha que terapia é pra gente “louca” (aliás o conceito de loucura é bem interessante. Geralmente significa “alguém que eu não entendo”)
- que acha que só análise funciona, e terapia comportamental “não tem profundidade”
A primeira dica que eu dou, pra quem quiser, é que terapia / análise é um investimento em você mesma. É tempo (e dinheiro) muito bem gasto ** se você conseguir enxergar progresso **. Quando a análise ou a terapia não estão te fazendo melhorar / mudar, não vale a pena, procure outra! O objetivo é progredir, melhorar a qualidade de vida. Se sua terapia / análise não te ajuda a mudar, mude de terapia 😂
A segunda dica é que precisa dar “liga” na relação com quem te apoia nesse processo. Não dá pra fazer terapia com quem você não confia ou não se sente à vontade. Não tem nada de errado em experimentar terapeuta e não gostar. Você tá pagando por um serviço de apoio à sua saúde mental, você TEM QUE estar à vontade e confiante com o profissional.
A terceira dica é que terapia nem sempre vai funcionar, e às vezes remédios são nossos melhores amigos. Em 2018, por uma série de motivos, minha terapeuta e eu concordamos que um remédio pra ansiedade me ajudaria (inclusive na terapia). A medicação me ajudou MUITO a conseguir lidar com obstáculos com mais tranquilidade e refletiu na minha saúde física. Minha pressão arterial sobre com stress mal controlado, e eu não controlo bem stress. O remédio eliminou o problema, minha pressão ficou ótima e eu não fico preocupada com esse risco. Não dava pra ser melhor!
Um comentário final sobre isso, é que acho que terapia é bom pra todo mundo que QUER FAZER terapia, não é bom pra qualquer um. Autoconhecimento e autodescoberta são processos que podem ser doloridos, e nem todo mundo tá a fim, ou ta no momento certo.
Recomendo, incentivo, adoro, mas não acho que todo mundo tem que fazer. Exatamente como exercício físico — todo mundo se beneficia e ajuda a manter a saúde em dia, mas não dá pra obrigar ninguém a fazer.
Cuidem da sua saúde mental assim como cuidam da saúde física. Ambas são muito importantes. Cuidem-se. ❤️