privacidade, essa palavra misteriosa

já penso nisso há um tempão, mas hoje o dani me deu a deixa: ele também acha que SPAM é, basicamente, falta de respeito à privacidade alheia. e é chato, irritante e inconveniente exatamente por isso, a gente se sente invadido. é desconfortável.

aí eu pergunto: a invasão de privacidade se dá “porque sim” ou é por que é online e nem sempre é preciso enfrentar as conseqüências? porque o SPAM não é a única forma de invadir privacidade, não. o que dizer dos comments ou mesmo do email? quantas vezes alguém aparece no seu blog e deixa um comentário ou recado no guestbook mal-educado, desaforado ou inconveniente? acontece o tempo todo. e eu tenho dúvidas se essas pessoas fariam o mesmo se fosse cara a cara.

aí eu pergunto de novo: qual é a diferença entre deixar um comentário aberto ou convidar as pessoas para um chá na minha casa? a intenção é exatamente a mesma. eu, educadamente, convido você a participar da minha vida. desde quando isso dá o direito à inconveniência e/ou falta de educação? pior é que tem quem ache que devemos engolir desaforo simplesmente porque deixamos o espaço aberto. ah, tá, então você recebe um convidado na sua casa, o cara abusa da sua hospitalidade e você tem que achar OK? pelo bem de quê, da “democracia”, da “liberdade”? acho que não, definitivamente, não.

da mesma forma que não quero um fulano entrando de bota cheia de lama na minha casa limpinha, não quero outro fulano deixando recado grosseiro no meu site. eu chamaria a polícia se alguém aparecesse me xingando na porta do meu prédio, com certeza. por que diabos eu tenho que aguentar alguém me xingando no site? eu tenho o direito de reclamar com meu cartão de crédito se eles informarem meu perfil para empresas de mala direta, por que não posso reclamar contra SPAM?

finalmente, voltando ao iorgute, jamais vi tanta gente mal-educada. devem ser aqueles que entram na casa dos conhecidos de vista, de bicão, comem toda a comida, bebem toda a bebida, colocam o pé no sofá e mijam no chão do banheiro; ah, e vão embora reclamando da “hospitalidade”.

ou será que eu tou louca e o “mundo online” devia mesmo ser um mundo paralelo com outras regras de boa educação?

0 comments to “privacidade, essa palavra misteriosa”
0 comments to “privacidade, essa palavra misteriosa”
  1. A questão do SPAM é simples e você já listou a opção com que eu concordo: “é por que é online e nem sempre é preciso enfrentar as conseqüências”.

    Se fosse contra a lei, se fosse possível processar um idiota desses, duvido que isso aconteceria.

    Uma vez, um otário começou a me mandar spam diariamente em um mail que eu acabara de criar. Enviei um mail de volta, muito educado aliás, pedindo que ele parasse de me enviar spam, senão eu tomaria todas as medidas legais possíveis para processá-lo. O mané respondeu, visivelmente temeroso, dizendo que iria parar, que eu não precisava tomar nenhuma medida contra ele.

    Ou seja, ele achou que eu poderia processá-lo mesmo. Se eu respondesse com um mail mal educado, dizendo que iria quebrar os cornos dele, provavelmente ele nem me responderia ou respoderia dando risada da minha cara.

    Infelizmente, muitas pessoas só não fazem merda se têm certeza que serão punidas. Essa questão é mais do que conhecida, já que vivemos no Brasil.

    Eu tinha um professor que dizia que a democracia é uma merda em certos casos. Eu, infelizmente, tenho que concordar.

  2. querida, o mundo da net é um pouco diferente, os espaços não tem as mesmas cercas de aço. fique preparada para críticas tb. ou isso aqui é só para massagear seu ego? na vida real só acontece assim? creio q naum, talvez o blog inclusive sirva para balancear, como terapia. se na vida fora da tela não te ouvem com tanta exclusividade, aqui dá. e qdo naum é em tempo real, dá para medir melhor as reações, defesas e palavras. bha

Deixe um comentário